Evento promovido pela Secretaria de Saúde apresentou iniciativas para a constituição de Redes Regionais de Saúde
O Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) expôs o trabalho "Iniciativa de Volta para Casa – Modelo de Transição de Cuidados para Reabilitação" durante o 1º Fórum de Experiências Exitosas na Constituição de Redes Regionais de Atenção à Saúde.
O evento - promovido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP), com o apoio da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) - aconteceu nos dias 20 e 21 de maio no Centro de Convenções Rebouças (CCR).
O encontro teve como objetivo fortalecer a Regionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), no estado de São Paulo, e expor iniciativas que trouxeram soluções aos desafios assistenciais e de gestão do SUS.
O Programa de Regionalização da OPAS/OMS tem objetivo de reestruturar a saúde do estado e levar equidade para todas as regiões. Os debates promovidos durante o evento abordaram temas como acesso, governança e atenção especializada, entre outros.
De volta para casa
O projeto é fruto de um trabalho interinstitucional da Interconsulta de Fisiatria do IMREA com os diversos Institutos do Complexo HC para que os pacientes com quadros de deficiência recém-instalada possam acessar sua linha de cuidado ideal prontamente, com atenção médica e multidisciplinar especializada em reabilitação desde a fase hospitalar, seguida de transferência para leito de reabilitação intensiva pós aguda no Instituto.
O Projeto De Volta para Casa também foi premiado durante a 11ª edição do Workshop Brilho nos Olhos, ocupando o primeiro lugar na categoria “Iniciativa do Complexo HCFMUSP que mais impactou os pacientes”, em 2023.
Publicado em 29/05/2024