ICr recebe mural do artista Mena para celebrar a vida e o cuidado com a infância
O Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICr), referência em saúde e cuidado em Pediatria no Brasil e na América Latina, acaba de receber uma intervenção artística do muralista Gabriel Menezes Mena.
A fachada e a empena lateral do hospital agora estampam a imagem de uma mulher — que pode ser vista como médica, enfermeira ou cuidadora — trocando olhares com uma criança. Um gesto simples, mas repleto de significado.
No dia 17 de abril, Mena esteve no ICr para desenvolver uma ação com as crianças do Ambulatório e da Unidade de Terapia Renal Substitutiva (TRS). O artista trouxe desenhos com a imagem de sua obra para os pacientes colorirem. Após a visita, ele realizou a entrega do Mural com a presença da diretoria do Instituto e dos professores do Departamento de Pediatria da FMUSP.
A inauguração da obra do artista integra as ações do calendário de comemorações dos 50 anos de atividade do Instituto, celebrados no último dia 12 de março.
A obra simboliza o compromisso do hospital com a saúde da criança e do adolescente, traduzindo em cores e formas a missão de acolher, tratar e proteger. A arte de Mena não apenas embeleza o entorno, mas também humaniza a paisagem urbana e comunica, de forma sensível, a importância da escuta, do afeto e do cuidado integral. “O mural demonstra, logo na entrada do Instituto, a importância do acolhimento promovido pelos nossos profissionais para com as crianças e os adolescentes, ressaltando a forma afetuosa e humanizada intrínseca ao atendimento oferecido pelo ICr”, ressalta a Profª. Drª. Magda Carneiro Sampaio, Titular do Departamento de Pediatria e Presidente do Conselho Diretor do ICr.
Este mural integra uma série de ações voltadas à valorização da cultura e da saúde, unindo arte pública e responsabilidade social. Ao transformar o concreto em poesia visual, Mena oferece à comunidade um ponto de respiro, beleza e inspiração — uma janela para a esperança em meio ao cotidiano agitado de São Paulo. “A arte é uma forma de contar histórias que não cabem apenas em palavras. Aqui, ela narra uma missão: cuidar da vida com humanidade e amor”, finaliza o artista Mena.
Publicado em 24/04/2025