Acreditação visa assegurar a continuidade do atendimento aos padrões de qualidade, segurança e melhores práticas na área da saúde
O Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) recebeu, entre os dias 13 e 14 de maio, os acreditadores do Grupo IBES para a auditoria de manutenção do selo ONA (Organização Nacional de Acreditação) Nível 3, cujo objetivo é assegurar a continuidade do atendimento aos padrões de qualidade, segurança e melhores práticas na área da saúde. Melhorias estruturais em andamento, projetos de inovação e programas para colaboradores estiveram entre os destaques na manutenção do nível de acreditação.
Durante a visita, pontos fortes foram observados pela equipe de acreditadores: as reformas em andamento, que promoverão melhorias estruturais com impacto direto na experiência de pacientes e colaboradores; os treinamentos voltados à qualidade e segurança do paciente, com uso de recursos lúdicos; programa In.spire ICr/Inova HC; a inauguração do mural do artista Mena; e ações de valorização dos colaboradores, como parcerias para distribuição de ingressos e divulgação de homenagens nos canais de comunicação interna (Projeto Gratidão), entre outras iniciativas.
Fortalecer o uso de ferramentas como o de Análises Críticas para Planos de Ação e o de Ciclos de Melhorias foram os desafios colocados pelos avaliadores para ampliar a performance institucional dentro dos requisitos preconizados pelo selo ONA Nível 3 – Acreditado com Excelência, que foi mantido após dois dias de avaliação, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua e maturidade institucional. "No ICr, investir em acreditação vai muito além do cumprimento de requisitos normativos. Trata-se de assumir um compromisso contínuo com a qualidade assistencial, a segurança do paciente e o bem-estar de crianças, adolescentes e suas famílias. Além disso, representa um diferencial estratégico que posiciona o nosso Instituto em um patamar de excelência, promovendo a eficiência dos processos e a melhoria sustentável dos resultados em saúde”, explica a diretora executiva do ICr HCFMUSP, Dra. Mariana Nutti de Almeida Cordon.
Publicado em 04/07/2025