O Instituto promove cuidado, inclusão, inovação e esperança a milhares de pessoas e fortalece, a cada dia, a reabilitação como pilar essencial da saúde pública
O Instituto de Medicina Física e Reabilitação do HCFMUSP, celebrou seus 51 anos de história no dia 20 de janeiro de 2026, marcando mais de meio século de dedicação à assistência, ao ensino, à pesquisa, à inovação e ao avanço da Medicina Física e Reabilitação no Brasil.
A data foi marcada por um momento solene que reuniu importantes autoridades, entre elas: o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Eleuses Paiva; o Secretário de Governo e Relações Institucionais, Dr. Gilberto Kassab; o Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dr. Marcos da Costa; o Coordenador de Mobilidade da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sr. Marco Antonio Pellegrini; o Superintendente do HCFMUSP, Dr. Antônio José Rodrigues Pereira; o Diretor Clínico do HCFMUSP, Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama; o Vice-Diretor da FMUSP, Prof. Dr. Paulo Manuel Pêgo Fernandes e a Senadora da República pelo Estado de São Paulo, Mara Gabrilli. “Poder reunir autoridades para celebrar conosco, trazendo palavras de estímulo e amizade, é uma ocasião histórica”, destacou a Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella.
Também estiveram presentes os diretores médicos e executivos das unidades da capital e profissionais que, ao longo dessa trajetória, contribuíram para a consolidação do IMREA como referência nacional e internacional em reabilitação. “Nós fazemos a diferença para os pacientes. Somos um sistema único de saúde que dá certo”, complementou o superintendente do HCFMUSP, Dr. Antônio José Rodrigues Pereira.
O momento ratificou que uma história construída ao longo de cinco décadas é resultado do trabalho coletivo, da união entre as equipes e da dedicação contínua ao cuidado de cada paciente atendido. “Eu me orgulho em afirmar: hoje, nós temos o maior centro de reabilitação da América. Aqui fazemos o que existe de melhor no mundo”, ressaltou o Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama.
Homenagem
Durante a solenidade, o Instituto prestou uma homenagem ao Dr. Gilberto Kassab, em reconhecimento à sua inestimável parceria em prol da saúde, da assistência pública e do fortalecimento da Medicina Física e Reabilitação no Estado de São Paulo.“Tenho o privilégio de ter contribuído para que as coisas melhorassem, e continuará sendo assim. Parabéns, em especial, a cada um de vocês pelo trabalho prestado. Esse conjunto é o que faz a diferença e potencializa resultados tão especiais. Aqui vocês levam esperança de melhora — e é isso que move o ser humano. Obrigado a todos e parabéns do fundo do coração”, afirmou o Dr. Gilberto Kassab.
A homenagem simboliza o reconhecimento institucional àqueles que compartilham e apoiam a causa da reabilitação, contribuindo de forma valiosa e significativa para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Na ocasião, a senadora Mara Gabrilli também destacou a relevância do Instituto. “Tenho orgulho de São Paulo contar com um centro de reabilitação dessa envergadura. Hoje, o nome da Rede Lucy Montoro é reconhecido mundialmente. Esse olhar visionário para a potencialidade do ser humano faz toda a diferença. Agradeço o amor dedicado a essa causa, que é uma causa mundial. Hoje, a deficiência não é mais algo irreversível como já foi um dia, e precisamos continuar acreditando. Não posso deixar de agradecer ao Hospital das Clínicas, que nos ajuda a ser referência, e à Profa. Linamara, que acreditou, continua acreditando e revolucionando a reabilitação neste país.”
Ao celebrar 51 anos, o IMREA HCFMUSP reafirma seu compromisso com o presente e com o futuro, honrando sua história e renovando a missão de promover cuidado, inclusão, inovação e esperança a milhares de pessoas, fortalecendo, a cada dia, a reabilitação como pilar essencial da saúde pública.
Publicado em 23/01/2026