Nova unidade do Complexo resulta de acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Acordo de cooperação técnica entre o HCFMUSP, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e o Ministério da Saúde vai viabilizar o Instituto Tecnológico de Emergência, que será a nova unidade do Complexo Hospital das Clínicas.
O terreno para obras será cedido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Com a aprovação de recursos, a previsão de início de funcionamento do hospital – que será totalmente digital - está definida para 2029.
Hospital inteligente
“É um momento histórico. O novo Instituto inaugura um novo horizonte para a saúde brasileira” – afirmou a Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá.
Ela participou de entrevista coletiva, na quarta-feira (19/11/2025), no Auditório do Instituto de Radiologia (InRad), com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e do Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. Eleuses Paiva.
O Ministro da Saúde destacou o papel inovador na rede pública de saúde. “Além do primeiro hospital inteligente, também vamos expandir a rede para 13 estados com UTIs que contarão com a mesma tecnologia" – disse.
A Profª. Drª. Ludhmila Hajjar – Titular da Disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP – disse: "O Instituto vai levar inovação e saúde digital para cada paciente e viabilizar um sistema conectado e inteligente”.
“Além disso, será uma rede de ensino, pesquisa e desenvolvimento para capacitar profissionais que ampliará a qualidade do atendimento “ – acrescentou a Profª.Drª. Ludhmila Hajjar. A gestão do novo Instituto será do HCFMUSP.
Recursos
A assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Saúde, HCFMUSP e Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo completa a última etapa para formalizar o pedido de financiamento junto ao banco dos BRICS, cuja sede fica em Beijing.
O investimento é estimado em R$ 1,7 bilhão. O grupo dos BRICS (formado pelo Brasil, Rússia, Índia e África do Sul) mantém seu banco - o Banco de Desenvolvimento (NDB) criado em 2014 - para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável.
Inovação
Com o uso de Inteligência Artificial e big data (conjunto de dados maior e mais complexo, especialmente de novas fontes de dados), o novo hospital poderá reduzir em 25% o tempo de espera na emergência.
O Superintendente do HCFMUSP, Dr. Antonio José Rodrigues Pereira lembrou que, atualmente, o HC responde por 35% dos casos de alta complexidade no estado de São Paulo. “Esse projeto inovador vai ampliar a assistência e o cuidado com a população” – destacou.
O novo hospital poderá atender, por ano, 180 mil pacientes de emergência e terapia intensiva, 10 mil em neurologia e neurocirurgia e 60 mil consultas ambulatoriais de neurologia.
Publicado em 27/11/2025