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Ano II - Edição 57 - 19/05/2025 a 25/05/2025

Conheça o papel  do Plantão Controlador no Complexo HC

Conheça o papel do Plantão Controlador no Complexo HC


Gestão diversificada de casos de urgência e emergência otimiza recursos e assegura a eficiência no atendimento no HCFMUSP

O Plantão Controlador do HCFMUSP (PC) coordena a regulação de casos de urgência e emergência entre os diversos institutos do Complexo HC. O Serviço atua em parceria com a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). “O Plantão Controlador é um serviço da instituição composto por médicos, enfermeiros e colaboradores administrativos que faz a regulação de urgência e emergência nos Institutos do HCFMUSP. Todos os casos de urgência e emergência que serão atendidos no HC chegam até nós através do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP), administrado pelo governo estadual”, explica a Dra. Marjorie Fregonesi R. Silva, médica da Gestão Assistencial Corporativa da Diretoria Clínica. 

A área de cobertura do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) corresponde a, aproximadamente, 7  milhões de pessoas e abrange diferentes Regiões de Saúde (RRAS) e Departamentos Regionais de Saúde (DRS). “O HC é responsável pelo atendimento terciário de 7 milhões e meio de pessoas dentro de sua área de cobertura. O médico do Plantão Controlador avalia, em média, 220 a 240 fichas do Sistema Cross por dia. Dessas fichas, o HC tem uma média de aceite de 15%. O Instituto Central (ICHC) é o que concentra a maior quantidade de especialidades. Por essa razão, é o Instituto que aceita mais pacientes, seguido do Instituto de Ortopedia (IOT) e do Instituto do Coração (InCor). Existe uma diferença de complexidade desses pacientes, os pacientes do InCor, em geral, são muito graves. Eles vêm e ficam internados. Já os pacientes da Ortopedia têm outro perfil, eles normalmente vêm para avaliação, são encaminhados para a origem ou recebem alta caso não tenham indicação de abordagem especializada. Também recebemos os pacientes através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM), que totalizam 80 casos por mês. Atualmente também recebemos em média 1 paciente por dia através do helicóptero Águia da Polícia Militar”, destaca Dra. Marjorie.

Relatório anual

De acordo com o Relatório Anual do Plantão Controlador do HCFMUSP, em 2024, o Hospital das Clínicas da FMUSP recebeu cerca de 87.099 solicitações de casos de urgência e emergência do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP) e Central Reguladora de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross). 

A vinda de pacientes para o Complexo HC pode ser autorizada pelo médico do Plantão Controlador ou encaminhada pelo médico regulador do Cross mesmo após recusa pelo Plantão Controlador, devido a superlotação ou desacordo de regionalização. Os pacientes podem vir diretamente de  unidades de atenção primária à saúde, em casos de maior gravidade, ou de hospitais de nível secundário na assistência para avaliação do especialista. 

Os hospitais secundários são responsáveis por 33% das entradas de pacientes no Complexo HC. De acordo com o Relatório Anual do Plantão Controlador, em 2024, esse número atingiu o número de 4135 pacientes. Todas as solicitações de avaliação especializada de urgência e emergência entre os institutos do Complexo HC também são realizadas através do Plantão Controlador, que determina a pertinência ou não da solicitação de transferência. Em 2024, foram realizados 5453 pedidos de avaliação interinstitutos no Plantão Controlador, uma média mensal de 454 casos. 


Teleconsultas 

 Segundo a Dra. Marjorie, uma das bandeiras do Plantão Controlador é a implantação de telemedicina de urgência e emergência para oferecer a assistência adequada ao paciente no tempo indicado. De acordo com o Relatório Anual do Plantão Controlador, atualmente são feitas teleinterconsultas de urgência relativas à Cirurgia Torácica e Cardiologia Infantil do Instituto do Coração, Urologia e Cirurgia Vascular do Instituto Central (ICHC). Para o sucesso do projeto é necessária a disponibilidade da equipe de especialistas.  

O Relatório Anual também mostra que a telemedicina no Plantão Controlador consegue viabilizar a avaliação especializada necessária de patologias de urgência relativa, com exames complementares internados em hospital secundário, definir com o médico solicitante o melhor momento para a transferência do paciente para o HC e garantir a contrarreferência após a intervenção necessária e condições clínicas adequadas, para continuidade do tratamento, no serviço de origem.

O Plantão Controlador já tem diversos protocolos feitos com base nas recomendações do especialista do HC e em diretrizes do Ministério da Saúde para os serviços de maior demanda no HC. A telemedicina tem grande impacto na orientação do médico do hospital de nível secundário no atendimento do seu paciente e pode colaborar com o alívio da superlotação nas Unidades de Emergência Referenciada (UERs). 

Ainda segundo o Relatório Anual do Plantão Controlador do HCFMUSP, esta ferramenta pode mudar o cenário da superlotação das UERs através da limitação da vinda de pacientes sem indicação de assistência terciária especializada, da adequação do momento da entrada do paciente de acordo com a disponibilidade de equipe e sala cirúrgica e principalmente com a pactuação do retorno à instituição de origem após a intervenção e melhora das condições clínicas.


Publicado em 14/05/2025

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