Modalidade de jogos oferece uma série de benefícios para a saúde mental e desenvolvimento de habilidades cognitivas
Os jogos de tabuleiro, embora muitas vezes vistos apenas como uma forma de entretenimento, desempenham um papel significativo no cuidado da saúde mental. Mais do que uma atividade lúdica, esses jogos proporcionam uma série de benefícios cognitivos e emocionais que ajudam a manter o cérebro ativo e o equilíbrio emocional em dia.
Um dos principais impactos dos board games é o estímulo cognitivo. Eles exigem que os jogadores desenvolvam estratégias, tomem decisões e resolvam problemas, habilidades essenciais para a manutenção de uma mente aguçada. Esses exercícios mentais constantes contribuem para a melhoria da memória e do raciocínio lógico.
Em idosos, esse tipo de atividade pode ser uma forma de prevenção ao declínio cognitivo, mantendo o cérebro engajado e saudável por mais tempo. Além disso, os jogos de tabuleiro são uma excelente ferramenta para a redução do estresse e da ansiedade, já que os jogadores se concentram nas regras e nos desafios propostos, o que proporciona uma fuga temporária das preocupações do dia a dia.
Outro aspecto importante é a interação social que promove oportunidades para fortalecer laços, estimular conversas e reduzir sentimentos de solidão. A socialização, por sua vez, libera dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Devido a esses benefícios, o HCX e o Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do IPq vão realizar o evento Board Games, Saúde e Educação.
Uma imersão educativa e inspiradora nas terapias de saúde mental relacionadas aos jogos de tabuleiro como forma de tratamento que acontece no CCR, dia 2 de novembro. Saiba mais em: https://bit.ly/boardgameshcx.
Publicado em 12/09/2024