Entidade abastece por dia mais de 80 instituições de saúde da rede pública
A Fundação Pró-Sangue ativou sua campanha de inverno. Sangues O+, O- e AB- estão em nível crítico, o que significa dar conta de apenas 50% da demanda hospitalar. No caso do sangue B-, a situação é bem mais preocupante, pois esse fator está em emergência, dando conta de atender 20% dos pedidos.
A Pró-Sangue abastece, diariamente, mais de 80 instituições de saúde da rede pública da região metropolitana do Estado. O posto Clínicas da Pró-Sangue é o que tem mais ressentido o afastamento dos doadores: no início de agosto, havia 85% de vagas livres no sistema de agendamento online.
Como doar
Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde e alimentado; ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site); pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo recuperado, deve aguardar uma semana para estar apto a doar.
Durante a entrevista de triagem, outros impedimentos poderão ser identificados. Não deixe de conferir também o horário de atendimento dos postos.
Mais informações pelo site da Fundação (www.prosangue.sp.gov.br). Dúvidas são esclarecidas pelo Alô Pró-Sangue (11-4573-7800).
Publicado em 15/08/2024