Praticamente todos os tipos sanguíneos estão críticos
A Fundação Pró-Sangue precisa urgentemente de sangue. O aumento dos casos de dengue têm impactado negativamente no nível dos estoques. Primeiro porque há um aumento da necessidade de transfusão de sangue como parte do tratamento dos casos graves da doença. Segundo porque diminui o número de doadores aptos para doação, já que há um impedimento de 30 dias para aqueles que tiveram dengue.
Atualmente, o estoque opera com 40% da sua capacidade, o que não é suficiente para atender mais de 80 instituições de saúde da região metropolitana de São Paulo.
No momento, os tipos A+, A-, B+, AB-, B- e O- estão em estado crítico, sendo suficientes para suprir apenas 50% da demanda transfusional. Já o sangue O- está em emergência, tendo condição de atender apenas 20% das solicitações dos hospitais.
Se esse cenário não for revertido, há risco de desabastecimento de sangue. Portanto, para que o sangue não falte, a Pró-Sangue faz um apelo à população para que doe sangue em um dos seus 5 postos de coleta.
Há muitas vagas livres no sistema de agendamento online da instituição, que pode ser acessado pelo site www.prosangue.sp.gov.br. Venha doar sangue e faça a diferença na vida de quem precisa.
Para mais informações ligue para Alô Pró-Sangue (11) 4573-7800.
Publicado em 07/05/2024