Filtros de busca:

Saúde


Ano II - Edição 51 - 07/04/2025 a 13/04/2025

Autocuidado do profissional da saúde

Autocuidado do profissional da saúde


Palestra ministrada pela Monja Coen integra o calendário comemorativo dos 50 anos do ICr

O Anfiteatro do Térreo do Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) foi espaço para reflexão, meditação e inspiração. Cerca de 100 pessoas assistiram a uma palestra sobre a importância de zelar pelo autocuidado do profissional da saúde, realizada pela Monja Coen Roshi. 

O evento aconteceu no dia 24 de março e fez parte do calendário comemorativo dos 50 anos do Instituto. Fundadora da Comunidade Zen-Budista “Zendo Brasil” e missionária oficial da tradição Soto Shu do Japão em nosso país, Monja Coen iniciou a sua apresentação ensinando aos presentes um exercício de meditação e respiração consciente para maior resiliência emocional. 

A técnica trabalha a concentração a partir da inalação e exalação do ar e com a percepção de sensações como postura, temperatura, pensamentos, sentimentos e ambiente ao redor. Após o exercício que incentivou uma interconexão entre os presentes, Monja Coen refletiu sobre os desafios emocionais enfrentados pelos profissionais da saúde, enfatizando a importância da empatia e da conexão pessoal no ambiente hospitalar. 

Destacou a importância para que esses profissionais reconheçam seus próprios sentimentos e ressaltou o quão inevitável é se deparar com o sofrimento tanto na vida quanto na jornada transformadora de quem enfrenta alguma doença complexa tratada pelo Instituto. 

Com bom-humor, a Monja Coen convidou os presentes a pensar que o sofrimento e a mortalidade são experiências universais que suscitam questões existenciais mais profundas, com significados que podem mudar na medida do amadurecimento que uma pessoa é exposta. 

Para a palestrante, é importante manter uma mentalidade construtiva e aceitar as circunstâncias incontroláveis da vida. A partir das vivências familiares, a Monja Coen explicou sobre o poder da oração e da força pessoal para o enfrentamento de situações difíceis e, por fim, não deixou de enfatizar que o autocuidado também passa pela necessidade de manter hábitos saudáveis, como um sono regular e uma alimentação balanceada. “Somos transitórios e passageiros, mas cada instante é sagrado e precioso, para vivermos com plenitude. Deixem que tudo vem e tudo vai, apreciem as suas vidas”, ensina a Monja Coen. 

A Coordenadora da Terapia Ocupacional do ICr, Aide Mitie Kudo, responsável pela organização do evento destacou: “Foi um presente para todos assistir a Monja Coen, em uma palestra inspiradora, que nos ensina a refletir sobre a importância das relações e como é precioso viver o momento presente. Ela nos convida a nos conhecermos e olharmos para dentro de nós mesmos, com gentileza e autoconhecimento, permitindo-nos encontrar equilíbrio mesmo diante das mudanças e das incertezas que a vida nos traz”. 

Confira a íntegra da palestra: https://www.youtube.com/live/8nU48A4eOow?feature=shared.


Publicado em 03/04/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer