Crédito da foto destaque: Thiago Luan - Comunicação FMUSP
Capacitação aprimora ensino médico em avaliação prática e feedback
A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) realizou a segunda Capacitação em Entrustable Professional Activities (EPAs, sigla em Inglês), que contou com a participação de cerca de 80 profissionais envolvidos no ensino médico, principalmente preceptores e assistentes do Hospital das Clínicas, além de alguns docentes da Faculdade.
As EPAs são as atividades profissionais confiáveis que um estudante de medicina deve ser capaz de desempenhar com autonomia ao longo de sua formação. Por meio delas, o preceptor avalia, por exemplo, se o aluno pode realizar determinada tarefa sem supervisão direta.
O curso aconteceu nos dias 27 e 28 de março, na Sala do Futuro, na FMUSP, e foi novamente ministrado pela Profa. Dra. Rosa Malena, referência nacional no tema. O conteúdo abordou a educação baseada em competências, uso de EPAs na avaliação e o feedback como avaliação formativa e atribuição de confiança.
Após a capacitação da primeira turma de preceptores em novembro de 2024, o piloto foi implementado nos estágios em Clínica Médica, com alunos do 5° ano da graduação e, na Pediatria, com alunos do 6° ano.
Segundo a responsável pela implementação do projeto e presidente da Comissão do Internato, a Profa. Dra. Sylvia Farhat, o processo assegura que os estudantes adquiram as habilidades necessárias para a prática clínica de maneira progressiva e estruturada. “Facilita a avaliação formativa e somativa dos alunos, tornando mais objetiva a transição para a prática profissional independente”, conclui.
"A experiência inicial impactou positivamente a atuação dos preceptores. Nosso objetivo agora é expandir a iniciativa a todos os internatos nos próximos dois anos", afirma a Profa. Dra. Iolanda Tibério, presidente da Comissão de Graduação da Faculdade, que também acompanhou a capacitação.
Comunicação FMUSP
Publicado em 04/04/2025