Iniciativa capacitou crianças durante evento da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo
No dia 27 de abril, o projeto Kids Save Lives Brasil (KSLB) fez parte do Congresso Anual da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP), realizado no Transamerica Expo Center, com o treinamento de 38 crianças em noções básicas de suporte à vida.
Durante o curso, as crianças com idade entre 8 e 14 anos, aprenderam, de forma lúdica e interativa, como identificar situações de emergência, reconhecer sinais de parada cardíaca e acionar o serviço de emergência, além de praticar manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em manequins de simulação. A proposta segue as diretrizes do International Liaison Committee on Resuscitation e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que defende o ensino de RCP desde a infância.
Coordenado pela Profa. Dra. Naomi Kondo Nakagawa e pela Profa. Dra. Maria José Carvalho Carmona, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), o projeto já capacitou milhares de pessoas e já tem casos de vidas salvas graças ao treinamento KSLB aqui no Brasil.
Segundo as docentes, as crianças se envolveram muito durante a atividade, fizeram perguntas, praticaram com atenção e entenderam o quanto é importante saber agir rapidamente em uma emergência.
Comunicação FMUSP
Publicado em 06/05/2025