Iniciativa se destaca como o maior programa de saúde digital da rede pública paulista. Leia mais:
O Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, inaugurou o Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do Estado de São Paulo no Auditório do Instituto Perdizes do HCFMUSP (IPer), no dia 19 de agosto (19/8). A estrutura de ponta da iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), tendo um papel fundamental como orquestrador na gestão e automatização de processos da saúde pública estadual. Além disso, a Instituição será a responsável pelo gerenciamento das integrações e interoperabilidade de variadas tecnologias, como a inteligência artificial, que otimizarão a coordenação dos modelos assistenciais de telessaúde.
O palco composto para a solenidade contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva; do Secretário de Estado da Administração Penitenciária, Marcello Streifinger; do Secretário de Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade; do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan; do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), André do Prado; da Coordenadora de Saúde Digital do Estado de São Paulo, Maria Cristina Balestrin; da Diretora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da FMUSP, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; do Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia do HCFMUSP (InRad) e Presidente do Conselho do Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da FMUSP (InovaHC), Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri e da diretora-executiva do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital do Estado de São Paulo (PD&I Saúde Digital) e do Centro Líder de Inovação em Saúde Digital, Paula Gobi Scudeller.
Na ocasião também estiveram presentes o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Gilberto Carlotti Júnior; a Secretária Executiva de Estado da Saúde, Priscilla Perdicaris; o Diretor Clínico do HCFMUSP, Edivaldo Massazo Utiyama; o Superintendente do HCFMUSP, Eng. Antonio José Rodrigues Pereira; o Diretor Presidente da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), Dr. Arnaldo Hossepian Júnior e o diretor de Saúde Digital do HCFMUSP, Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho. Além de Professores Titulares da FMUSP, Presidentes dos Conselhos Diretores, Diretores Executivos, Coordenadores do HC e demais autoridades.
Durante o evento foram apresentados dados que mostram o impacto positivo que a transformação digital representa para o Sistema Único de Saúde (SUS) e foi assinado o decreto N° 68.778, de 19 de agosto de 2024, que cria na Coordenadoria de Serviços de Saúde, da Secretaria da Saúde, o Ambulatório Médico de Especialidades Digital do Estado de São Paulo - AME Digital SP.
A cerimônia contou ainda com o descerramento da placa de Inauguração do Centro Líder e a entrega de um tablet para Atendimento Domiciliar Remoto, representando o início da implantação do serviço inovador no modelo TeleAPS destinado a pacientes com dificuldades de locomoção.
O Centro Líder é uma seis entregas do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital do Estado de São Paulo (PD&I Saúde Digital) que engloba seis iniciativas: TeleAPS, TeleUTI, TeleSAP, AME+Digital e Mapeamentos de Saúde Digital e Requisitos Tecnológicos das Unidades de Saúde do Estado de São Paulo. “É uma alegria estar aqui hoje presenciando o nascimento de um compromisso do nosso programa de saúde, que é a saúde digital e nosso Centro Líder de Inovação em Saúde Digital. Nós queremos, fundamentalmente, que as pessoas tenham acesso à saúde, a boa prestação do serviço em saúde e atendimento”, destacou Tarcísio de Freitas.
Para o Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, a saúde digital é a grande ferramenta para melhorar a eficiência, a qualidade e otimizar os recursos, tendo o Centro Líder como um orquestrador de todos os projetos na área. “Aqui vamos fazer a integração de uma gama variada de inovações da área digital. Faremos testes de qualidade e vamos aprimorar ideias para que possamos compartilhar o conhecimento por todo o Estado de São Paulo e vermos isso aplicado na prática clínica o mais breve possível”, ressalta.
Segundo o Presidente do Conselho do Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da FMUSP (InovaHC), Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, está sendo oferecido ao Estado um programa transformador e para tal, como em toda introdução de nova tecnologia, se faz necessária a capacitação. “Nossa responsabilidade é a de melhorar o acesso da população à saúde e reduzir as desigualdades na assistência. Essas novas tecnologias que compõem o Programa de Saúde Digital, que envolvem também Inteligência Artificial, conectividade e interoperabilidade são tecnologias que, pela primeira vez, diferente de exames caros ou cirurgias complexas, vão permitir a redução de custo da saúde”.
Ao final do evento, o Governador Tarcísio de Freitas realizou uma visita guiada pelas instalações do PD&I, onde ele e sua comitiva puderam conhecer a equipe de gestão, as cabines de atendimento médico, além de participar de uma interação virtual com gestor municipal de saúde e paciente de uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) beneficiadas pelo Programa de Saúde Digital.
Publicado em 23/08/2024