Auditório leva nome da Doutora pela FMUSP falecida em 2022, cujo legado destaca-se na área da Psiquiatria da Infância e Adolescência
O Instituto Perdizes (IPer) inaugurou, oficialmente na segunda-feira (24/03/2025), seu Auditório que leva agora o nome da Profª. Drª. do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Sandra Scivoletto, falecida no dia 1º de dezembro de 2022.
A homenagem “in memoriam” é o reconhecimento ao seu trabalho e dedicação ao Sistema FMUSP-HC. Em vida, Profª. Sandra Scivoletto – graduada médica e Doutora em Psiquiatria pela USP - imprimiu a marca do saber e do conhecimento na área de Psiquiatria da Infância e Adolescência.
Ela idealizou o Ambulatório de Adolescentes e Drogas do Instituto de Psiquiatria (IPq), considerado o primeiro ambulatório específico do país para tratamento de jovens usuários de drogas. Doutorou-se em Psiquiatria pela FMUSP com tese sobre adolescentes dependentes químicos.
A Profª. Sandra Scivoletto também atuou em favor de cuidados com as pequenas vítimas de maus tratos, fossem crianças ou adolescentes. Ela coordenou o Programa Equilíbrio - parceria entre o Departamento de Psiquiatria da FMUSP, o IPq e a Prefeitura de São Paulo.
O Programa Equilíbrio é reconhecido por reitegrar crianças em situação de risco social. Em 2013, o Programa Equilíbrio foi selecionado para integrar o site elaborado pelo Centro Mundial de Saúde Mental da Faculdade de Saúde Pública de Londres, no Reino Unido, em parceria com a Organização Mundial da Saúde.
A inauguração do Auditório contou com apresentação do Coral da Faculdade de Medicina da USP. Entre as músicas do programa, “Primavera” - composição de Cassiano celebrizada pelo cantor Tim Maia. A canção expressou leveza e solidez do conhecimento científico demonstrado em vida pela Profª. Drª. Sandra Scivoletto.
Com a presença de familiares da homenageada, participaram da mesa solene do evento a Chefe de Gabinete do HCFMUSP, Drª. Sílvia Kobayashi, que representou o Superintendente da Instituição, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira e o Presidente do Conselho Diretor do IPer, Prof. Dr. Arthur Guerra de Andrade.
Também presentes o Diretor de Corpo Clínico do IPer, Dr. Douglas Crispim; a representante da Fundação Faculdade de Medicina, Roberta Bertoni Quintana (Coordenadora de Gestão e Planejamento da Gestão Corporativa); e o Chefe do Departamento de Psiquiatria da FMUSP, Prof. Dr. Eurípedes Constantino Miguel Filho.
Publicado em 28/03/2025