Pesquisa do Dr. Thiago Grigio explora o manejo de náuseas e vômitos pós-operatórios, abordando a importância da genética e farmacologia na prática clínica
O médico assistente do Centro de Tratamento da Dor e Anestesiologista do Icesp, Dr. Thiago Grigio, recebeu seu duplo doutorado da Universidade de Groningen, dos Países Baixos e da Universidade de São Paulo (USP). O médico defendeu seu doutorado na universidade holandesa com a pesquisa “Enhancing the Management of Postoperative Nausea and Vomiting: From Genetics and Pharmacology to Daily Practice” (em português: Melhorando o tratamento de náuseas e vômitos pós-operatórios: da genética e farmacologia à prática diária).
Sua pesquisa explora o manejo de náuseas e vômitos pós-operatórios, abordando a importância da genética e farmacologia na prática clínica. “Náusea e vômito pós-operatório (NVPO) são consideradas uma das experiências mais desagradáveis após a cirurgia em pacientes que recebem anestesia geral. Apesar das estratégias e dos medicamentos recomendados para a profilaxia de NVPO, a náusea e vômito após a cirurgia ainda são altos em certos grupos populacionais. A tese abordou estratégias para aprimorar a profilaxia e o manejo de NVPO. A partir da identificação de variáveis clínicas, genéticas e a eficácia dos antiemeticos profiláticos, é possível reduzir significativamente a incidência deste sintoma no pós-operatório”, destaca Dr. Thiago Grigio.
Entre os professores que orientaram sua tese estava a chefe do Centro de Tratamento da Dor e Anestesiologista do Icesp, Prof. Dra. Angela Sousa. Além disso, foi apresentada para professores de ambas as universidades, incluindo o coordenador médico da Oncologia Cirúrgica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Júnior e a diretora de Corpo Clínico e coordenadora da Oncologia Clínica, Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz. “Esta conquista representa um avanço significativo no manejo da NVPO, permitindo personalizar a profilaxia e melhorar a recuperação dos pacientes. Com os resultados da tese, podemos reduzir a incidência de NVPO no Icesp. Os pacientes podem obter uma recuperação pós-operatória mais rápida e maior conforto”, conclui Dr. Thiago Grigio.
Publicado em 28/03/2025