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Ano II - Edição 40 - 20/01/2025 a 26/01/2025

Projeto com Metodologia Lean nas Emergências inicia mapeamento do atendimento

Projeto com Metodologia Lean nas Emergências inicia mapeamento do atendimento


Grupo se reuniu para analisar atividades na Unidade de Emergência Referenciada

A metodologia Lean tem o objetivo de zerar desperdícios, diminuir custos e aumentar a produtividade. Nos  dias 9 e 10 de janeiro, os integrantes do Projeto Lean nas Emergências deram continuidade à agenda de trabalho conjunto.

Reunidos no Centro de Ensino Prof. Berilo Langer, do ICHC, profissionais da Farmácia, Suprimentos, Enfermagem, Equipe SOS, Higiene, Centro Cirúrgico, Gestão de Leitos e Socorristas iniciaram o Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM).

O grupo mapeou 33 ações depois de analisar o que pode ser modificado e aperfeiçoado para reduzir o tempo de espera, melhorar o serviço prestado e alocar qualitativamente os recursos humanos.

Alguns dos pontos a serem objeto de atenção incluem manutenção de equipamentos, aperfeiçoamento de processos de identificação de pacientes e procedimentos, sinalização de locais para exames e realocação de salas.

A metodologia Lean é uma ferramenta essencial para a visualização de fluxo de materiais e informações necessárias para a entrega de um produto ou serviço. Auxilia na identificação de fluxos de informações e materiais com e sem valor agregado; detecção de fontes de desperdício e implementação de planos de ação para melhorias.


Publicado em 17/01/2025

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