Entenda o que é uma conduta abusiva e como denunciar
O assédio moral no ambiente de trabalho é uma forma grave de violência psicológica, caracterizada por condutas repetitivas, abusivas e intencionais que visam humilhar, desqualificar ou constranger a vítima.
Geralmente, a vítima é escolhida com base em características pessoais que o agressor hostiliza, como gênero, religião, aparência física ou comportamento.
Esse tipo de prática compromete não apenas a saúde emocional dos envolvidos, mas também o ambiente profissional como um todo. Caso presencie ou sofra assédio, é um dever ético denunciar.
Para os médicos, essa obrigação está expressamente prevista no Código de Ética Médica (arts. 50 e 57). Além disso, o Código de Conduta Funcional do HCFMUSP, em seu Capítulo III, proíbe essa prática, reforçando o compromisso institucional com um ambiente de trabalho respeitoso.
Pensando na mediação de conflitos e no enfrentamento ao assédio moral e sexual, o Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) criou o programa VC Dialogando com HC.
Com atuação em todos os Institutos, a iniciativa busca atender e apoiar os colaboradores na resolução de conflitos no ambiente de trabalho.
Se você está enfrentando ou presenciou uma situação de assédio, sua comunicação é essencial para que medidas eficazes sejam adotadas no combate a essa prática.
Para denunciar, utilize o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc5X7l4izp40oyFOwcdz7eKAY1qN-6jTnThf0lggs9S0KeBmw/viewform.
Publicado em 07/03/2025