Ação faz parte da campanha Julho Verde, mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) realizou uma ação especial em alusão ao mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, na calçada do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), no dia 17 de julho.
O câncer de cabeça e pescoço pode afetar boca, língua, garganta, tireoide e outras regiões, impactando funções como fala, respiração e alimentação. Muitos casos estão ligados a hábitos como fumo, consumo excessivo de álcool e infecção por HPV. "Estivemos na avenida mais movimentada da América Latina, onde passam pessoas de todas as realidades. Oferecer informação e exames rápidos pode salvar vidas", explica o chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Icesp, Prof. Dr. Marco Aurélio Kulcsar.
A iniciativa foi realizada em parceria com a FIESP, CIESP, SESI, SENAI E IRS, por meio do COMSAUDE da FIESP e do CIESP. Entre as atividades promovidas estavam a distribuição de material informativo à população. Além disso, a equipe do Icesp, composta por médicos, dentistas e membros da equipe multiprofissional estiveram no local para esclarecimento de dúvidas e oferta de orientações ao público sobre a doença.
Havia também um totem em frente ao local com perguntas para que o público pudesse responder, como: "você fuma?", "você tem feridas na boca por mais de 15 dias?”, “está rouco há mais de 15 dias?”, “você consome bebida alcoólica todos os dias?” e, caso o indivíduo respondesse “sim” para pelo menos duas dessas questões, ele poderia passar por uma avaliação bucal no local, feita pelos médicos e dentistas do Instituto.
Entre os sinais mais comuns da doença, e que merecem atenção estão: feridas na boca que não cicatrizam em 15 dias; manchas brancas ou vermelhas na boca; nódulos no pescoço, dor de garganta persistente ou dificuldade para engolir e rouquidão prolongada. Confira alguns depoimentos de quem participou da ação:
"Fiz a avaliação e adorei! É sempre bom checar se está tudo certo com a saúde", disse Érica, que fez o exame durante a atividade.
"Como tenho problemas de saúde, não podia perder essa oportunidade. O evento foi excelente!", completou César Henrique, que também participou da ação.
Publicado em 24/07/2025