Profissionais de odontologia ministraram palestras sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal
O Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) e o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro (IRLM) realizaram a Semana da Saúde Bucal. Durante o evento foram ministradas palestras sobre prevenção e cuidados para manutenção da saúde bucal.
Os profissionais conversaram com pacientes e colaboradores e passaram algumas orientações para adoção de hábitos saudáveis que impactam na prevenção de cáries e doenças da boca como: manutenção de uma dieta equilibrada, uso diário do fio dental, escovação dos dentes de maneira correta, visitas regulares ao dentista e cuidados com a saúde do organismo. “As doenças da boca vêm da placa bacteriana. Se houver resto de comida na boca, estas doenças aparecem. A falta de escovação é a causa maior destas doenças e a higienização é o principal cuidado. Escova e fio dental são os responsáveis pela manutenção da saúde bucal. A escovação correta é mais importante que o uso de pasta fluoretada, sendo a escovação noturna a mais importante pois ficaremos mais tempo sem comer e com a imunidade mais baixa”, pontua a Dra. Leda Maria de Campos Guerra, do Serviço de Odontologia do IMREA.
A profissional também destacou a importância de uma alimentação saudável para a saúde da boca. “Manter uma dieta de qualidade ajuda no combate aos anticorpos presentes na boca. As fibras limpam os dentes, as gengivas e os açúcares, são os vilões que fermentam mais. A boca precisa ser saudável pois existem muitos microorganismos e quando acontece uma infecção, há o perigo de se proliferar e atacar outras partes do corpo. Manter a saúde da boca e do corpo em dia auxilia na prevenção de muitas doenças, inclusive do AVC”, alerta a especialista.
Publicado em 07/11/2024