Encontro ministrado por Dr. Philippe Ciuciu apresentou inovações com aplicações em imagens de neuroimagem
As inovações em Inteligência Artificial (IA) com foco em aplicações em imagens de neuroimagem foram temas abordados durante a palestra ministrada pelo Dr. Philippe Ciuciu, no Centro de Treinamento do Instituto de Radiologia do HCFMUSP (InRad), à convite do Laboratório de Ressonância Magnética em Neurorradiologia (LIM/44).
Dr. Philippe Ciuciu é um renomado especialista e membro do CEA, Diretor de Pesquisa da NeuroSpin (CEA-Joliot, Paris-Saclay) e líder de um laboratório no INRIA, que compartilhou seu vasto conhecimento sobre a integração de inteligência artificial na radiologia e ressonância magnética.
Durante a apresentação, o médico detalhou a construção e instalação da máquina de ressonância magnética de 11,7T para o corpo humano (a única do mundo), um projeto que levou mais de uma década para ser concretizado. O evento reuniu radiologistas, físicos, engenheiros e pesquisadores da área.
O especialista também apresentou as primeiras imagens in vivo do cérebro obtidas no final do ano passado, usando esta máquina inovadora, e fez comparações com imagens adquiridas em aparelhos de 3T e 7T. Além disso, foi realizada uma demonstração de técnicas avançadas para correção de artefatos de inomogeneidade de campo B0 e B1, comuns em equipamentos de campos magnéticos ultra-altos.
Vale destacar que o Projeto Plataforma de Imagem na Sala de Autópsia (PISA), localizado na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), conta com o equipamento de ressonância magnética de 7 Tesla, o mais potente da América Latina.
O aparelho permite maior detalhamento das autópsias, contribuindo também para pesquisas via Unidade de Pesquisa Clínica do InRad. Confira os melhores momentos da palestra: Computational MRI in the deep learning era with applications to FMRI.
Publicado em 12/12/2024