Parceria HCFMUSP, através do InovaHC, Instituto de Matemática e Estatística da USP e Amazon Web Services desenvolve Modelo de Linguagem Especializado
O Hospital das Clínicas da FMUSP e o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP - em parceria com a Amazon Web Services (AWS) e por meio do InovaHC - anunciaram o desenvolvimento de um Modelo de Linguagem Especializado (SLM).
A informação é destaque do Jornal da USP. Esse Modelo de Linguagem Especializado permitirá acelerar decisões judiciais na saúde que afetam a vida de muitos brasileiros. A iniciativa surge em meio ao crescente volume de ações na Justiça: estima-se 800 mil processos apenas em 2023, equivalente a quase uma ação para cada milhão de habitantes.
O presidente do Núcleo de Inovação Tecnológica do HCFMUSP e responsável pelo projeto, Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri explica que a judicialização da saúde consome recursos públicos e muitas vezes carece de critérios técnicos: “Não se pode desperdiçar recursos. A judicialização tem que ser justa, nos casos onde realmente o tratamento traz benefício ao paciente” – afirma ele.
O uso de Inteligência Artificial processará e organizará informações jurídicas e médicas de forma integrada. Desse modo, juízes acessarão automaticamente classificações de processos de saúde, identificando rapidamente casos relacionados a medicamentos e tratamentos – diz o Jornal da USP.
Esse Modelo de Linguagem Especializado ajudará a julgar as ações com critérios científicos, permitindo acelerar e melhorar o processo judiciário. A expectativa é reduzir significativamente o tempo de análise; informações que antes levavam dias para serem compiladas poderão ser acessadas quase instantaneamente.
Leia aqui a reportagem completa.
Jornal da USP
Publicado em 21/08/2025