Equipamento reproduz procedimentos em cirurgias pediátricas, cardiovascular, do aparelho digestivo e cirurgia plástica
O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação em Cirurgia (LEPIC) do HCFMUSP firmou parceria com a empresa britânica CMR Surgical com sede em Cambridge, na Inglaterra, para pesquisar e testar o sistema de robótica Versius.
Na quarta-feira (29/01/25), o Projeto CMR-Lepic foi apresentado a cirurgiões, professores e titulares do HCFMUSP. O Sistema Versius terá pesquisadores das especialidades de cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cardiovascular e do aparelho digestivo.
O robô Versius - considerado de última geração - reproduz os procedimentos cirúrgicos dessas especialidades médicas em modelos e manequins adaptados para os treinamentos no LEPIC.
Esse equipamento já é utilizado no Reino Unido; na França; Índia, entre outros países. A empresa CMR Surgical destaca que, além de maior precisão cirúrgica, permite reduzir risco de infecção e tempo de hospitalização do paciente.
O Diretor Médico do LEPIC, Prof. Dr. Ricardo Zugaib Abdalla esclareceu que o objetivo do Projeto é pesquisar, compreender e avaliar a aplicabilidade e tecnologia oferecida pelo sistema de robótica Versius.
Estiveram presentes ao lançamento do Projeto CMR-LEPIC, o Vice-Diretor da FMUSP e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Prof. Dr. Paulo Pêgo Fernandes e a Chefe de Gabinete do HCFMUSP, Drª. Sílvia Kobayashi.
Prestigiou o evento o Presidente da Comissão de Planejamento e Controle do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, que também preside o InovaHC e Conselho Diretor do InRad.
Participaram a Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) do HCFMUSP, Profª. Drª. Linamara Rizzo Battistella; o Prof. Dr. Ivan Cecconello e o Diretor Executivo do InRad, Engº. Marco Bego.
Publicado em 03/02/2025