Iniciativa visa enaltecer a autoestima e conscientizar a população sobre a prevenção do câncer
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) realizou a 13ª edição do seu tradicional Desfile de Pacientes, no dia 10 de novembro. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções Rebouças (CCR) e teve como tema “Eu me vejo em você” com a participação de pacientes do Icesp, do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci) e colaboradores em tratamento.
Promovido desde 2012, o evento busca celebrar a vida e trajetória dos pacientes do Icesp, enaltecer a autoestima e conscientizar a população sobre a prevenção do câncer.
O tema deste ano faz referência à participação dos colaboradores, que também estão ou estiveram em tratamento oncológico. Eles desfilaram em duplas representando a relação de empatia, de estar no lugar do outro, aliado ao cuidado e ao acolhimento.
Estiveram presentes a secretária executiva de Estado da Saúde, Dra. Priscilla Reinisch Perdicaris; o superintendente do HCFMUSP, Dr. Antonio José Rodrigues Pereira; o presidente do Conselho Diretor do Icesp, Prof. Dr. William Nahas; a diretora executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes; a diretora de Corpo Clínico do Icesp, Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz; o coordenador médico da Oncologia Cirúrgica do Icesp, Prof. Dr. Ulysses Ribeiro e a coordenadora médica do Itaci, Dra. Lilian Maria Cristofani. “A felicidade e emoção deste evento é enorme. Este é um desfile de histórias de pacientes e colaboradores que passaram, ou ainda passam, pelo tratamento oncológico. O tema deste ano, remete a conexão entre ambos; inclusive suas roupas são complementares. A partir do momento que eu me vejo no outro, eu me identifico e me torno melhor. Um dos pontos essenciais no cuidado e na humanização é a empatia”, explica a Gerente do Centro Integrado de Humanização do Icesp, Maria Helena Sponton.
A Diretora Executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes, celebrou a iniciativa. “O desfile é sempre emocionante, momentos como esse são especiais porque fortalecem o paciente e o desvinculam um pouco do tratamento, que não é simples e nem fácil. Quero agradecer a todos que fazem desse evento uma realidade: aos nossos parceiros, as equipes, e a Maria Helena. Que possamos, junto com os pacientes e seus familiares, celebrar a vida”.
As roupas foram produzidas por alunos do curso de Moda da faculdade Santa Marcelina, parceira do evento. Os estudantes conversaram previamente com os modelos, para entender suas trajetórias, personalidades e suas jornadas de tratamentos.
As peças foram confeccionadas em papel e no dia do desfile os pacientes contaram com a produção de maquiadores e cabeleireiros profissionais.
A passarela tinha 20 metros de comprimento e foi pintada pelo artista plástico, muralista e grafiteiro Gabriel Menezes - MENA. Além disso, contou com uma tela de LED ao fundo. Alguns figurinos também tiveram desenhos do artista que projetou a sua arte remetendo ao tema do desfile e a conexão entre os modelos. “Quero agradecer a Maria Helena, pela idealização deste evento, e a todos pela presença e entusiasmo. O sucesso do desfile mostra a importância da Humanização e da reintegração dos pacientes, que apesar das dificuldades superam os desafios. Por isso, essa união é fundamental, estarmos juntos para enaltecer suas histórias e a superação diária”, finaliza o Presidente do Conselho Diretor do Icesp, Prof. Dr. William Nahas.
O evento também fez parte da programação de ações realizadas na Instituição em prol das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que fazem alusão à conscientização sobre o câncer de mama e de próstata, respectivamente.
Essa é a segunda edição promovida no CCR, já que anteriormente era realizado no térreo do Instituto. Com o sucesso e crescimento da iniciativa, as últimas edições do desfile foram realizadas neste novo local.
Confira a íntegra do evento transmitida no canal oficial do Icesp no YouTube: https://www.youtube.com/live/xFbuLG1f6Zw?si=tpWypY72J-NiPGk-.
Publicado em 28/11/2025