Ano I - Edição 26 - 14/10/2024 a 20/10/2024

Novos desafios da Atenção Primária à Saúde são tema de evento na FMUSP

A conferência estimulou parcerias entre os participantes

No dia 28 de setembro, a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) reuniu lideranças acadêmicas, profissionais de saúde e gestores envolvidos em projetos de Atenção Primária à Saúde (APS). A oficina, liderada pelo Prof. Dr. Paulo Lotufo, foi realizada no auditório Nina Rodrigues, do Instituto Oscar Freire (IOF), e teve como objetivo promover o diálogo e a colaboração entre os participantes.

A mesa de abertura foi composta pelo Prof. Dr. Paulo Lotufo, titular da Clínica Médica; o Prof. Dr. Roger Chammas, chefe de gabinete da Diretoria da FMUSP e titular da Radiologia e Oncologia; o Prof. Dr. Alfredo Gilio, da Pediatria; o Prof. Dr. Ricardo Teixeira, da Medicina Preventiva; e Mariana Sato, supervisora do Programa de Atenção Primária da Faculdade. Juntos, destacaram a relevância da APS para a formação dos futuros médicos e a necessidade de integração contínua entre ensino, pesquisa e serviços.

O encontro contou com diversas apresentações. Entre elas, destacam-se as do coordenador da Residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC), Dr. Lucas Bastos, que falou sobre os desafios e potencialidades do programa; do Prof. Dr. Gustavo Gusso, coordenador do internato de MFC, que mostrou a estrutura do estágio na área; do Prof. Dr. Carlos Carvalho, titular da Cardiopneumologia, que trouxe uma visão abrangente sobre o impacto do projeto de Telemedicina; e de Márcia Ando, interlocutora do Ministério da Educação, que apresentou o programa “Mais Médicos para o Brasil”. Também participaram do evento médicos de família atuantes nas Unidades Básicas de Saúde, profissionais de ensino e pesquisa, docentes da Faculdade, além de representantes da SPDM (organização social responsável pela gestão dos serviços de saúde na região do Butantã) e da administração pública direta. "A troca de experiências e a apresentação de projetos abriram espaço para debates e novas parcerias. O planejamento de futuras iniciativas reforça a união de esforços para fortalecer a Atenção Primária em ensino, pesquisa e assistência," avaliou o Prof. Dr. Paulo Lotufo.

Publicado em 11/10/2024