Filtros de busca:

ESG


Ano I - Edição 25 - 07/10/2024 a 13/10/2024

Icesp participa da formação de grupo técnico sobre regulamentação da reciclagem de blisteres

Icesp participa da formação de grupo técnico sobre regulamentação da reciclagem de blisteres


Campanha Cartela Solidária Icesp, desde 2019, recebe os blisteres de pacientes e colaboradores

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) foi convidado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP) para participar da formação de um grupo técnico para discussão sobre a regulamentação da reciclagem de blisteres. 

O convite se deu devido ao Projeto Cartela Solidária Icesp, que recebe cartelas de medicamentos vazios e encaminha para reciclagem. A coordenadora de farmácia e membro do Comitê de Sustentabilidade do Icesp, Cíntia de Oliveira Sousa, representou o Instituto na sede da ABES-SP, apresentando o projeto a importantes entidades como as Faculdades de Medicina e de Saúde Pública da USP, ANVISA, Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP), laboratórios da indústria farmacêutica e  colegas do setor de saúde com intuito de fomentar a discussão e propor alternativas para a arrecadação e destinação correta das cartelas vazias.

A diretriz elaborada pelo grupo foi colocada em consulta pública e está disponível até o dia 07 de outubro de 2024, no site da ABES-SP, para que a sociedade tenha acesso e possa realizar sugestões.

A Campanha Cartela Solidária Icesp, desde 2019, recebe os blisteres de pacientes e colaboradores e a cada 2 toneladas recicladas o Instituto recebe uma cadeira de rodas para ser doada aos pacientes. Até o momento foram doadas 11 cadeiras. 

A campanha de reciclagem é um projeto que iniciou-se no setor de Farmácia e foi implantada no hospital junto ao Comitê de Sustentabilidade do Instituto. Sobre sua participação no grupo da ABES-SP, Cintia comenta: “O Icesp obteve grande visibilidade e adesão à campanha, espero que ações como estas possam ser replicadas em demais unidades de saúde, colaborando cada vez mais com o meio ambiente e com a sociedade”.


Publicado em 03/10/2024

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer