Filtros de busca:

ESG

Ano I - Edição 25 - 07/10/2024 a 13/10/2024

Icesp participa da formação de grupo técnico sobre regulamentação da reciclagem de blisteres

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) foi convidado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP) para participar da formação de um grupo técnico para discussão sobre a regulamentação da reciclagem de blisteres.

O convite se deu devido ao Projeto Cartela Solidária Icesp, que recebe cartelas de medicamentos vazios e encaminha para reciclagem. A coordenadora de farmácia e membro do Comitê de Sustentabilidade do Icesp, Cíntia de Oliveira Sousa, representou o Instituto na sede da ABES-SP, apresentando o projeto a importantes entidades como as Faculdades de Medicina e de Saúde Pública da USP, ANVISA, Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP), laboratórios da indústria farmacêutica e  colegas do setor de saúde com intuito de fomentar a discussão e propor alternativas para a arrecadação e destinação correta das cartelas vazias.

A diretriz elaborada pelo grupo foi colocada em consulta pública e está disponível até o dia 07 de outubro de 2024, no site da ABES-SP, para que a sociedade tenha acesso e possa realizar sugestões.

A Campanha Cartela Solidária Icesp, desde 2019, recebe os blisteres de pacientes e colaboradores e a cada 2 toneladas recicladas o Instituto recebe uma cadeira de rodas para ser doada aos pacientes. Até o momento foram doadas 11 cadeiras.

A campanha de reciclagem é um projeto que iniciou-se no setor de Farmácia e foi implantada no hospital junto ao Comitê de Sustentabilidade do Instituto. Sobre sua participação no grupo da ABES-SP, Cintia comenta: “O Icesp obteve grande visibilidade e adesão à campanha, espero que ações como estas possam ser replicadas em demais unidades de saúde, colaborando cada vez mais com o meio ambiente e com a sociedade”.

Publicado em 03/10/2024

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer