HCFMUSP adota modelo de gestão da infraestrutura hospitalar alinhado às práticas ESG
O Hospital das Clínicas da FMUSP, em parceria com a Onet e Microblau, desenvolveu um projeto de gestão inovador com foco em segurança operacional, eficiência e cultura operacional.
O objetivo da iniciativa é mudar a gestão da infraestrutura, promover uma cultura de operação preditiva e manter altos padrões de eficiência e segurança. Um grande passo para gerenciar adequadamente toda a infraestrutura hospitalar, ou seja, fornecimento de água, gases medicinais, energia elétrica, entre outros. O projeto inclui o uso de tecnologias de gestão e monitoramento avançadas, digitalização da infraestrutura, treinamento contínuo da equipe e protocolos para prever e reduzir riscos.
O HCFMUSP está incrementando a gestão interna para tornar-se exemplo para outras instituições de saúde que enfrentam problemas semelhantes. Atualmente, o monitoramento acontece nos prédios do Instituto Central (ICHC), do Prédio dos Ambulatórios (PAMB) e do Instituto do Coração (InCor).
Ao todo são mais de 4.500 pontos, com destaque para equipamentos críticos da infraestrutura, gerenciamento de sistemas de gás, elétricos, hídricos e de climatização. Essa técnica ajuda a otimizar os recursos, reduzir os custos e minimizar os desperdícios, contribuindo diretamente para adoção de práticas ESG, trazendo mais segurança e qualidade na assistência aos pacientes.
Publicado em 21/06/2024