Filtros de busca:

Saúde


Ano II - Edição 52 - 14/04/2025 a 20/04/2025

Campanha Março Azul Marinho conscientiza sobre prevenção do câncer colorretal e movimenta a Avenida Paulista

Campanha Março Azul Marinho conscientiza sobre prevenção do câncer colorretal e movimenta a Avenida Paulista


Aulas técnicas e jogo de tabuleiro gigante fizeram parte dos eventos de esclarecimento ao público

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) realizou uma ação especial em alusão à campanha Março Azul Marinho - mês de conscientização sobre o câncer colorretal.

O evento foi realizado na calçada do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista. Na ocasião, cerca de 5 mil pessoas passaram na região e foram impactadas com a campanha.

A iniciativa - realizada no último dia 23 de março, entre 10h e 14h, em promoção em parceria com a Fiesp, por meio do ComSaude da Fiesp e do CIESP - teve o objetivo de alertar a população.

Para esclarecer sintomas e maneiras de prevenir o câncer colorretal, que são os tumores que se iniciam no cólon e no reto, participaram médicos do grupo da Oncologia Cirúrgica e especialistas da equipe multiprofissional do Icesp.

Eles estiveram à disposição do público com materiais explicativos para o esclarecimento de dúvidas e forneceram orientações sobre quais os hábitos que podem auxiliar na prevenção, assim como no reconhecimento dos sintomas e sinais que são motivos de alerta para esta doença.

O evento contou com um jogo de tabuleiro gigante chamado “Trilha da Sua Saúde”, em que o participante respondeu perguntas feitas pelos especialistas acerca do assunto, como “a partir de qual idade é recomendado fazer o exame de colonoscopia?”. Caso completassem o jogo, ganhavam brindes relacionados à campanha. Mais de 80 pessoas participaram do jogo.

Além disso, às 11h, 12h e 13h, foram realizadas três aulas ministradas pelos nutricionistas presentes, que ensinaram receitas fáceis, práticas e ricas em fibras, alimentos essenciais na prevenção do câncer colorretal - o segundo tumor mais comum nos homens e nas mulheres no Brasil e, seu desenvolvimento é mais frequente em pessoas acima de 50 anos.

“É importante conversar com o seu médico e realizar os exames de rastreamento, pois isso contribui para as melhores chances de cura. Infelizmente, 70% dos casos chegam de maneira avançada ao Icesp, muitos com metástase. Por isso, é de extrema importância que o Instituto promova campanhas de prevenção” – destacou o Coordenador de Oncologia Cirúrgica do Icesp e Professor Titular de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia do Departamento de Gastroenterologia e Nutrologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Jr.


Publicado em 10/04/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer