Filtros de busca:

Saúde


Ano II - Edição 54 - 28/04/2025 a 04/05/2025

Paciente em reabilitação emociona com apresentação de dança no IMREA Vila Mariana

Paciente em reabilitação emociona com apresentação de dança no IMREA Vila Mariana


Performance reforça a importância da humanização no tratamento e o impacto da inclusão de atividades culturais e afetivas no processo de reabilitação

O Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA), da Unidade Vila Mariana, foi cenário de um momento emocionante. No dia 14 de abril, a paciente Edilene, em processo de reabilitação após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), no final de 2023, protagonizou uma apresentação de forró ao lado de sua companheira, superando limitações físicas e emocionando todos os presentes.

Desde março de 2025, quando iniciou seu tratamento na unidade, Edilene compartilhou com a equipe multidisciplinar seu grande desejo: voltar a dançar forró — uma paixão que sempre fez parte de sua vida. Com o apoio da educadora física e bailarina Cristiane Gonçalves da Mota, do Serviço de Condicionamento Físico do IMREA, o sonho começou a tomar forma. 

Juntas, adaptaram os movimentos e ensaiaram uma coreografia especialmente elaborada para Edileuza. “Procurei a Cristiane, contei minha história e a importância da dança na minha vida. Começamos a fazer aulas adaptadas e ensaiamos uma coreografia no ritmo do forró. Decidimos apresentar aos pacientes e à equipe do IMREA. Agora, com mais segurança e passos ensaiados, vamos voltar a frequentar os bailes e festas de forró na nossa cidade”, contou Edileuza, emocionada.

Para a bailarina Cristiane, a experiência foi transformadora e reafirma o valor da dança como recurso terapêutico. “Quando a Edilene iniciou a reabilitação, disse que seu desejo era dançar novamente, mas achava que não conseguiria. Nós acreditamos. Conversamos sobre o estilo de dança e o significado dela em sua vida. Assim nasceu esse trabalho, construído com dança e sensibilidade. A reabilitação não é apenas sobre recuperar movimentos, mas também sobre resgatar desejos, autoestima e vida”, destacou. 

A apresentação reforçou a importância da humanização no tratamento e o impacto positivo da inclusão de atividades culturais e afetivas no processo de reabilitação, valorizando as histórias, os desejos e os projetos de vida de cada paciente.


Publicado em 24/04/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer