Programa Paperless visa promover mais eficiência aos processos internos
A transformação digital no Instituto está em pleno andamento e o Programa Paperless reforça essa missão. A iniciativa visa reduzir o uso de papel, trazendo mais eficiência e segurança aos processos, modernizando o fluxo de trabalho e promovendo um ambiente mais sustentável e tecnológico.
Iniciado na unidade de Tomografia, em maio de 2023, o Programa Paperless foi expandido para o Pronto-Socorro e, mais recentemente, para o CEDIM.
Essa expansão resultou em mudanças significativas, aliando tecnologia e sustentabilidade para revolucionar os processos assistenciais. Com a adoção do Prontuário Eletrônico, foi possível eliminar o uso excessivo de papel e garantir maior segurança e agilidade no acesso às informações dos pacientes. Além disso, a Equipe de Projetos & Produtos Digitais desenvolveu o Painel de Status de Atendimento para atender às necessidades específicas de cada setor.
Este painel oferece uma visualização completa dos fluxos de trabalho, facilitando a tomada de decisões em tempo real e melhorando a experiência do paciente. “Até o momento, alcançamos a marca de 100 mil folhas economizadas entre atendimentos ambulatoriais e de internação. Essa é uma verdadeira vitória para o meio ambiente e para o nosso Instituto", afirma Naianiy Brito dos Santos, Analista de Negócios Sênior Especialista em Processos Assistenciais.
Para Cleiton Caldeira, Diretor de Infraestrutura e Tecnologia, esse é um projeto desafiador que não se trata apenas de eliminar o uso de papéis, mas de transformar toda uma cultura de trabalho e processos, sempre alinhados com os princípios de segurança, qualidade e foco no paciente. “Agora, é possível contar com dados em tempo real e maior confiabilidade das informações, aprimorando a gestão clínica e operacional”, destaca Caldeira.
Publicado em 14/11/2024