Prof. Dr. Carlos Carvalho coordenou estudo pioneiro na América do Sul
Pesquisa do HCFMUSP coordenada pelo Prof. Dr. Carlos Carvalho - Titular da Disciplina de Pneumologia da FMUSP - foi a iniciativa campeã na categoria Prevenção e Promoção da Saúde do Prêmio Veja Saúde & Oncoclínicas de Inovação Médica. Essa premiação é anual e reconhece iniciativas inovadoras.
A pesquisa faz parte do projeto temático da FAPESP “Avaliação tardia dos efeitos físicos, psicológicos e cognitivos em uma coorte de pacientes sobreviventes à internação por Covid-19 em Hospital Universitário Terciário: uma abordagem multidisciplinar”.
Essa pesquisa desenvolveu um modelo preditivo (ferramenta analítica que utiliza algoritmos e técnicas estatísticas para fazer previsões sobre futuros eventos ou comportamentos com base em dados históricos e variáveis relevantes).
O trabalho permite identificar quais pacientes internados por COVID-19 estão mais propensos a desenvolver sequelas pulmonares, permitindo priorizá-los para realização do exame de tomografia.
O estudo pioneiro na América do Sul, realizado pelo HCFMUSP e coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Carvalho acompanhou os pacientes internados com COVID-19 por até 24 meses após a alta. O objetivo foi compreender as sequelas crônicas da COVID-19 no sistema respiratório.
Foram avaliados 749 indivíduos internados em 2020 no HCFMUSP devido à COVID-19. Identificou-se uma persistência de lesões pulmonares, incluindo 33% de lesões fibróticas e 58% de lesões não fibróticas.
Esses achados resultaram no desenvolvimento de um modelo de aprendizado de máquina baseado em inteligência artificial, capaz de detectar lesões pulmonares crônicas pós-COVID-19, visando possibilitar intervenções médicas precoces e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida do indivíduo.
A premiação ocorreu no último dia 26 de setembro em Brasília durante o Congresso Internacional Oncoclínicas e Dana-Farber. Foram premiados oito projetos nas categorias: Medicina de Precisão e Genômica; Prevenção e Promoção à Saúde; Tecnologias Diagnósticas; Terapias e Tratamentos Inovadores; Medicina Social; Engajamento e Empoderamento do Paciente; Telemedicina e Plataformas Digitais; Inteligência Artificial na Transformação Digital em Saúde.
Clique aqui e veja mais detalhes.
Publicado em 24/10/2024