Ana Estela Haddad, Secretária de Informação e Saúde Digital, do Ministério da Saúde, participa da gravação de aula sobre o Programa SUS Digital
A Saúde Digital do HCFMUSP recebeu a visita institucional da Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI-MS), Profª. Drª. Ana Estela Haddad, para a gravação de uma aula sobre o Programa SUS Digital para o curso “Qualificação em Saúde Digital na Atenção Primária à Saúde (APS)”.
O Programa SUS Digital é uma iniciativa do governo federal a fim de modernizar o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da tecnologia, focando em formação e educação permanente em saúde, expansão do acesso da população aos serviços de saúde através da saúde digital, especialmente em comunidades indígenas e quilombolas, e promoção de um atendimento mais integral e resolutivo a partir da interoperabilidade e análise de dados e informações em saúde.
O curso “Qualificação em Saúde Digital na Atenção Primária à Saúde (APS)” é parte do projeto de transferência de conhecimento para o desenvolvimento de um centro de saúde digital em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS).
A formação visa capacitar profissionais e gestores da Atenção Primária à Saúde (APS) a utilizarem a teleassistência de forma eficaz contribuindo para a qualidade e eficiência do atendimento, expansão do acesso aos cuidados de saúde e fortalecendo a APS como principal porta de entrada e centro articulador do acesso dos usuários ao SUS.
Telessaúde
A teleassistência, foco central do curso, é uma modalidade de atendimento à distância que utiliza tecnologias de comunicação para conectar profissionais de saúde e pacientes. Essa ferramenta inovadora contribui para ampliação do acesso à saúde em áreas remotas, redução de filas e melhoria da relação entre médico e usuário.
Projeto de transferência de conhecimento para o desenvolvimento de um centro de saúde digital Projeto de transferência de conhecimento para o desenvolvimento de um centro de saúde digital é um aditivo do projeto UBS + Digital que teve como objetivo ampliar o acesso à APS através da incorporação da teleconsulta às atividades das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O projeto atendeu 4.279 pacientes por teleconsulta em 15 UBS distribuídas em todo o Brasil e atingiu resolutividade de 85% e NPS 97. O curso “Qualificação em Saúde Digital na Atenção Primária à Saúde (APS)” conta com 20 aulas assíncronas divididas em 03 módulos, abordando os seguintes temas: Princípios da Saúde Digital com foco em APS, Práticas de Teleassistência na APS e Gestão e Inovação em Saúde Digital na APS.
Publicado em 01/11/2024