Filtros de busca:

Tecnologia


Ano I - Edição 26 - 14/10/2024 a 20/10/2024

Saúde Digital do HCFMUSP em parceria com o Ministério da Saúde desenvolve novo modelo de interconsulta: TeleUTI Conectada

Saúde Digital do HCFMUSP em parceria com o Ministério da Saúde desenvolve novo modelo de interconsulta: TeleUTI Conectada


Iniciativa promove a integração de equipamentos de beira leito, teleinteconsultas e capacitações de equipes de nove UTIs pelo Brasil

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) - pioneiro na implementação das UTIs no Estado de São Paulo desde a década de 1960 - desenvolve novo modelo de teleinterconsulta com integração de equipamentos de beira leito: a TeleUTI Conectada, projeto desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde.

O Projeto tem como objetivo a implementação de atendimento remoto para equipe assistencial, através de discussões de casos de pacientes com doenças graves que necessitam de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com integração e monitoramento de equipamentos de beira leito, e a capacitação das equipes para manejo adequado destes pacientes. 

Coordenado pelo Diretor de Saúde Digital do HCFMUSP, Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho, o projeto conta com a participação de nove hospitais em diferentes estados do Brasil e já possibilitou mais de 90 horas de capacitação, mais de 740 profissionais capacitados, 5.800 discussões realizadas e mais de 1.000 pacientes discutidos.

Estabelecido em duas etapas de execução, com duração total de seis meses, na primeira fase foram realizadas auditorias de infraestrutura do hospital remoto, com implantação de internet, plataforma de integração, acessibilidade e armazenamento de dados, bem como treinamento dos profissionais para utilização da referida plataforma de Tele UTI. 

A segunda etapa, em andamento, compreende a realização das teleinterconsultas e teleorientações diárias para discussão de casos clínicos entre a equipe multiprofissional do hospital e a equipe multiprofissional do HCFMUSP, bem como capacitação da equipe para temas/protocolos em terapia intensiva, com momentos síncronos e assíncronos. O projeto também inclui a capacitação presencial de equipes dos hospitais participantes, em simulações práticas de temas relevantes no ambiente de terapia intensiva.

A proposta do HCFMUSP foi analisada, na segunda-feira (16/09), em evento no Auditório do Instituto do Coração (InCor) com transmissão ao vivo pela plataforma YouTube. Participaram o Diretor de Saúde Digital do HCFMUSP, Prof. Dr. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho; o Vice-Presidente da Fundação Zerbini, Prof. Dr. Carlos Alberto Pastore; o Diretor Corporativo de Engenharia Clínica no HCFMUSP, Eng. Fabio Martins Correa; a representante da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Drªswa. Marianne Pinotti; a Consultora Técnica do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência, da SAES/Ministério da Saúde, Srª. Renata Bergamaschi; o Superintendente de Projetos da Fundação Zerbini, Otávio Nese; e a Diretora Superintendente do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná (um dos hospitais participantes do projeto), Enfª. Drª. Vivian Biazon El Reda Feijo.

Professores Titulares da FMUSP, Presidentes dos Conselhos Diretores, Diretores Executivos, Coordenadores do HC, executivos das empresas que apoiaram o projeto prestigiaram o evento. Em transmissão on line, representantes de instituições participantes:Hospital Geral do Estado de Roraima, da cidade de Boa Vista; Hospital Estadual São José do Calçado, da cidade de São José do Calçado no Espírito Santo; Hospital Regional Norte da cidade de Sobral, no Ceará.


Publicado em 11/10/2024

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer