Participação reforça protagonismo internacional da Faculdade em inovação na educação superior
A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) foi destaque em dois importantes encontros internacionais sobre o uso da inteligência artificial (IA) e o futuro do ensino superior. O Chefe da Divisão Acadêmica, Dr. Matheus Belloni Torsani, e a presidente da Comissão de Graduação, Profa. Dra. Iolanda Tibério, representaram a FMUSP nos eventos, que também contou com a participação de lideranças acadêmicas de grandes universidades, como Harvard, MIT, Princeton e NYU; além de profissionais do setor de tecnologia.
A programação teve início em Nova York no dia 15 de julho, com o Higher Education Leader Series, realizado na sede do Google. Durante o encontro, os representantes da FMUSP apresentaram as iniciativas da faculdade no uso de inteligência artificial na formação médica, com foco na promoção de diálogos sobre inovação e ética das ferramentas tecnológicas.
Entre os dias 16 e 18 de julho, Dr. Matheus e Profa. Iolanda participaram do MIT AI & Education Summit, no Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Cambridge. Na ocasião, as discussões se aprofundaram nos impactos da IA nos processos de ensino-aprendizagem.
“Vivemos um momento de transformação no ensino médico e a inteligência artificial, quando utilizada com responsabilidade, tem o potencial de ampliar o acesso ao conhecimento, personalizar a aprendizagem e qualificar a formação dos futuros profissionais de saúde”, afirma o Dr. Matheus Torsani.
A participação também foi marcada por um reencontro com os alunos da FMUSP, Gustavo Nóbrega e Gabriel Pereira Lima, que atualmente realizam estágio na Harvard Medical School, além de um antigo aluno da Faculdade, o Dr. Guilherme Garcia, que atua como fellow no Brigham and Women’s Hospital, reforçando os vínculos da instituição com centros acadêmicos de excelência internacional.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP
Publicado em 24/07/2025