Evento apresentou métodos de inovação para a construção de jornadas diferentes e mais inteligentes no PDI
Profissionais do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital), além de representantes do Hospital das Clínicas, da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e da Fundação Faculdade de Medicina (FFM) participaram dos workshops temáticos “Criação de Produtos” e "Revisão de Produtos" nos dias 31 de outubro, 1°, 7 e 8 de novembro.
O evento foi realizado no Centro Líder de Inovação em Saúde Digital e no auditório do InovaHC, contando com a condução dos professores Drs. Julio Melo e Vinícius Chagas, da Techni Methods.
O objetivo dos eventos é oferecer ferramentas e conhecimento por meio de métodos de inovação para a construção de jornadas diferentes e mais inteligentes no PDI. "Estamos finalizando o primeiro ano do programa e, a partir de 2025, precisamos consolidar essas implantações pensando na escalabilidade e sustentabilidade dos modelos assistenciais de Saúde", destaca Paula Gobi Scudeller, diretora-executiva do PDI. "Essas metodologias e inovações vêm com o propósito de olharmos de fora, de forma estruturada, o que fizemos e o que faremos a partir do ano que vem, quando iremos ampliar os modelos e introduzir as iniciativas com inovação disruptiva."
Durante as sessões, o grupo formado por mais de 40 pessoas teve a oportunidade de conhecer e utilizar princípios da metodologia Lean Inception e do Design Thinking, para propor soluções e ideias novas para o PDI, promovendo um ambiente colaborativo e inovador.
O evento final será o “Pitch de Inovações em Saúde Digital”, que acontecerá em dois momentos: no dia 22 de novembro, no formato on-line; e no dia 27 de novembro, das 15h às 17h, presencialmente no auditório do InRad.
Para Marizete Peixoto Medeiros, da Coordenadoria de Planejamento de Saúde da SES, o momento foi uma oportunidade para mergulhar num mundo de tecnologia, possibilitando a formulação de ideias inovadoras na busca por soluções rápidas e efetivas que possam ser escaladas no sistema público de saúde. “A experiência no workshop foi bastante rica, uma oportunidade de construção coletiva, de compartilhar novas ideias com pessoas que estão desenvolvendo projetos transformadores. A cada experiência, a gente volta mais gratificado e acreditando em soluções rápidas, criativas e conectadas com o digital”.
Ainda sobre a dinâmica das interações, a advogada Fernanda Aiex, da Gestão Corporativa da FFM, destaca o impacto causado pela expertise, estrutura e dinamismo em que as atividades foram realizadas. “Começamos com uma breve explicação sobre as principais nuances no tocante ao desenvolvimento de produtos, e finalizamos com um brainstorm entre os participantes de cada grupo, que resultou em insights preciosos que poderão ser aplicados no decorrer do projeto”, conta.
Publicado em 11/11/2024