Filtros de busca:

Destaques


Ano II - Edição 42 - 03/02/2025 a 09/02/2025

Campanha Janeiro Roxo: ICHC sedia primeiro evento de combate à hanseníase

Campanha Janeiro Roxo: ICHC sedia primeiro evento de combate à hanseníase


Encontro coordenado pela Divisão de Dermatologia propõe conscientização sobre doença

Dentro da campanha Janeiro Roxo, que promove a conscientização sobre a Hanseníase, o Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC) sediou, na segunda-feira (27/01), o primeiro evento de combate à doença, cuja coordenação foi realizada pela Divisão de Dermatologia do ICHC da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

O objetivo da campanha é informar e refletir sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença, que atinge adultos e crianças. No Centro de Ensino Prof. Dr. Berilo Langer, painéis destacaram o Programa de Hanseníase da cidade de São Paulo e casos avançados diagnosticados pelo Hospital Escola da FMUSP.

Estiveram presentes o Prof. Dr. José Antonio Sanches Junior, Titular da Divisão de Dermatologia e Vice-Diretor Clínico do HCFMUSP; Dra. Silvia Kobayashi, Chefe de Gabinete do HCFMUSP que representou o Engº Antonio José Rodrigues Pereira, Superintendente do HCFMUSP; Prof. Dr. Ciro Martins Gomes, Coordenador Geral da Vigilância da Hanseníase e Doenças em Eliminação do Departamento de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.

Também participaram Drª. Tanya Eloise Lafrata, Diretora da Divisão Técnica de Hanseníase do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo; Dr. Carlos Tadeu Maraston Ferreira, Coordenador do Programa Municipal de Hanseníase da Cidade de São Paulo; Prof. Dr. Nelson De Luccia, Presidente do Conselho Diretor do ICHC; Dra. Danielle Pedroni, Diretora Executiva do ICHC; Profª. Drª. Rafaella Alkmin, Vice-Diretora do Corpo Clínico do ICHC, que representou o Dr. Marcelo Cristiano Rocha, Diretor do Corpo Clínico do ICHC; Prof. Dr. Carlos Batista Barcaui, Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia; Prof. Dr. Marco Andrey Cipriany Frade, Presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia; e Dr. Faustino Pinto, Coordenador Nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN).

No Centro de Ensino Berilo Langer, os painéis foram apresentados pelo Prof. Dr. Ciro Martins Gomes, que expôs dados sobre a situação epidemiológica da hanseníase no Brasil e no Mundo; e Tanya Eloise Lafrata, que analisou os índices regionais paulistas. A seguir, Carlos Tadeu Maraston Ferreira e Luzia Auxiliadora Carelli, responsável pela Vigilância Epidemiológica da Hanseníase na FMUSP, conduziram aula sobre o Programa de Hanseníase.

O encerramento do evento foi feito pelo Dr. João Avancini, responsável pelo Ambulatório de Hanseníase, da Dermatologia do HCFMUSP e a Drª. Maria Angela Biaconcini Trindade, pesquisadora científica do Laboratório de Investigação Médica (LIM) de Dermatologia do HCFMUSP.


Publicado em 03/02/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer