Instituto figura entre os maiores centros de Oncologia da América Latina com foco em assistência, ensino e pesquisa, que atende, exclusivamente, pelo SUS
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) completa 17 anos de existência no mês de maio. O hospital é um dos maiores centros de Oncologia da América Latina, com foco em assistência, ensino e pesquisa, que atende, exclusivamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Inaugurado em 6 de maio de 2008, o Instituto, que é referência em humanização, atendeu, desde então, mais de 140 mil pacientes. Destes, 40 mil permanecem em tratamento ou acompanhamento na Instituição. Diariamente, circulam no prédio do Instituto cerca de 10 mil pessoas, entre pacientes, colaboradores e prestadores de serviços.
Ao longo destes 17 anos, o Icesp realizou mais de 3 milhões de consultas médicas; mais de 2 milhões de consultas multiprofissionais; mais de 752 mil sessões de quimioterapia e mais de 781 mil sessões de radioterapia.
Neste período, ultrapassou a marca de 37 milhões de exames de análises clínicas e 2,8 milhões de exames de imagem. Além disso, foram realizados mais de 300 mil atendimentos de urgência e emergência, e mais de 100 mil cirurgias, considerando procedimentos cirúrgicos convencionais, robóticos e ambulatoriais.
Para o presidente do Conselho Diretor do Icesp, Prof. Dr. William Nahas, mais importante do que os números gerais de produção, é o resultado do trabalho e dedicação para os pacientes. “O Icesp, uma das nove unidades do Complexo Hospitalar das Clínicas completa, com muita alegria e superação, 17 anos de existência. Desde a sua criação, o Instituto tem como missão oferecer um cuidado de excelência e humanizado à população, alinhado com a pesquisa e o ensino. Atualmente, somos o hospital que atende a maior parte dos casos oncológicos mais avançados que procuram a rede pública de atendimento. Como fazemos parte de uma estrutura multidisciplinar, fundamentada na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, recebemos casos mais complexos do Estado de São Paulo, 62% dos pacientes que chegam ao Instituto apresentam estádios III ou IV da doença. Este mês celebramos nossa trajetória de compromisso contínuo com a inovação, a assistência, o ensino, a pesquisa e, acima de tudo, com a vida.”
A diretora executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes, enfatiza os princípios que norteiam o trabalho da Instituição. "No Instituto, oferecemos tratamento integral aos pacientes, com o suporte necessário para enfrentar a complexidade da doença de forma humanizada e segura. Ao longo desses anos, construímos uma cultura sólida de qualidade e segurança, o que nos torna a única Instituição com atendimento para a Rede Pública de Saúde, atualmente, a ser acreditada pela Joint Commission International (JCI), além de outros reconhecimentos nacionais e internacionais. Parabéns a todos pelo compromisso diário com a excelência assistencial, acadêmica e científica", conclui.
Publicado em 09/05/2025