Artigo traz informações relevantes sobre esse público que soma cerca de 18 milhões no Brasil, de acordo com o IBGE
Ruth Neves dos Santos, doutora pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, redigiu um artigo publicado no Jornal da USP sobre os direitos das pessoas com deficiência no acesso à saúde e à reabilitação em Cabo Verde.
A escolha do tema deficiência tem relação com as experiências do convívio na infância e adolescência com vizinhos e hóspedes com deficiência em casa e na comunidade em Cabo Verde, e com as experiências e aprendizados como médica na gestão e coordenação do cuidado clínico das pessoas com deficiência do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro — IMREA/HC-FMUSP, onde trabalha.
Dra. Ruth é graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), desde 2007 e em 2011 concluiu a residência médica em Medicina de Família e Comunidade. Em setembro de 2024 defendeu sua tese de doutorado, no programa de Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP), sob orientação da professora Helena Ribeiro, sobre o direito das pessoas com deficiência no acesso à saúde e reabilitação em Cabo Verde, como uma forma de contribuir com políticas públicas de seu país de origem.
No mês de setembro, dia 21, celebramos o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. O artigo traz informações relevantes sobre esse público que soma cerca de 18 milhões no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e mais de 9 milhões no estado de São Paulo.
Confira o artigo na íntegra: https://x.gd/apH2d.
Fonte: Jornal da USP
Jornal da USP
Publicado em 27/09/2024