Levantamento propõe fornecer métricas padronizadas para avaliar o impacto dos pesquisadores em diversas áreas do conhecimento
Os psiquiatras Prof. Dr. Geraldo Busatto, Prof. Dr. Wagner Gattaz, Prof. Dr. Orestes Forlenza, Prof. Dr. Andre Brunoni, Prof. Dr. Guilherme Polanczyk, Dr. Wang Pang Yuan, Dra. Laura Guerra de Andrade e Dr. João Maurício Maia, integram lista atualizada de pesquisadores mais influentes no ano de 2023 e/ou mais influentes ao longo da carreira, segundo banco de dados da Universidade de Stanford, o "Updated science-wide author databases of standardized citation indicators".
Esse levantamento propõe fornecer métricas padronizadas para avaliar o impacto dos pesquisadores em diversas áreas do conhecimento e listar os cientistas mais influentes do mundo.
Entre as métricas usadas para a classificação dos cientistas estão o índice h, o índice hm (índice h ajustado ao número de coautores de cada artigo) e o números de citações para artigos em acordo com a posição de autoria (autor único, primeiro autor e último autor), possibilitando calcular o indicador composto, chamado c-score, desconsiderando as autocitações. Saiba mais: https://x.gd/kblCf.
Fonte: Jornal da USP
Jornal da USP
Publicado em 27/09/2024