Trabalhos de profissionais do Instituto foram apresentados durante o evento
A 56ª edição do Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial contou com a participação e apresentação de trabalhos de profissionais do Icesp. O congresso é uma exposição técnico-científica que tratou sobre o papel da patologia clínica/medicina laboratorial na sustentabilidade dos sistemas de saúde e incluiu a exposição de produtos, equipamentos e serviços para laboratórios clínicos, além de palestras, mesas redondas e cursos práticos.
Representando o Instituto estavam as profissionais do Laboratório de Urgência: a Médica, Dra. Lucilene Rodrigues; a Coordenadora, Jessica Marinho Borges; a Biologista, Lygia Fischman e a Técnica de Laboratório Maíra Vieira. “Participar de um congresso como este é importante para que possamos aprender e continuamente nos desenvolver. Serve também para manter o time atualizado e motivado para continuar produzindo cientificamente”, explica a Dra. Lucilene Rodrigues.
Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos no laboratório com os dados e equipamentos do Icesp, utilizando exames realizados na rotina do dia a dia do Laboratório de Urgência, buscando mostrar algumas inovações que a equipe aplica.
Este ano foram expostos três trabalhos: "Transformação Cultural na Patologia Clínica: implementando Análise de Controle de Qualidade em Equipamentos sem o Coeficiente de Variação"; "Como as ferramentas interlaboratoriais podem complementar e aprimorar a Gestão" e "Análise de correlação de Valores Críticos de Hemoglobina: Comparação entre Gasometria e Hemograma". “A participação contínua dos profissionais do Icesp em congressos é fundamental, pois esses eventos reúnem especialistas da área, proporcionando desenvolvimento profissional por meio de palestras e mesas-redondas. Nesses encontros, podemos aprofundar nossos conhecimentos e nos atualizar sobre novas mudanças, como a nova versão 2025 da Norma PALC. Além disso, oferecer a oportunidade de que parte da equipe participe contribui para renovar a motivação e inspirar futuros projetos”, finaliza a Coordenadora Jessica Marinho Borges.
Publicado em 25/10/2024