Serviço é oferecido por residentes de Medicina Legal da FMUSP
Um projeto da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) que oferece atendimento médico a pessoas em situação de rua conquistou o 1º lugar na categoria “Poder Público” do Prêmio Justiça e Saúde. Em sua segunda edição, a premiação foi realizada em novembro durante o III Congresso Nacional do Fórum Nacional do Judiciário para Saúde (Fonajus).
Fruto de uma parceria entre a FMUSP e a Defensoria Pública da União (DPU), a iniciativa tem auxiliado pessoas em vulnerabilidade a garantir vagas de atendimento em hospitais, agendamento de consultas na rede pública estadual e benefícios socioassistenciais. “Durante as ações, nossos residentes de Medicina Legal da FMUSP realizam exames médicos, seguidos pela emissão de um laudo pericial. Esse laudo serve como base para que a DPU entre com processos no INSS, garantindo que esses indivíduos recebam os benefícios devidos, principalmente o BPC-Loas [Benefício de Prestação Continuada],” explica o Prof. Dr. Ivan Dieb Miziara, professor titular do Departamento de Medicina Legal, Bioética, Medicina do Trabalho e Medicina Física e Reabilitação, e coordenador do PopRua na FMUSP.
O projeto faz parte do programa PopRua, órgão da Prefeitura responsável pelo planejamento e monitoramento das políticas voltadas à população de rua na cidade.
Publicado em 10/01/2025