Filtros de busca:

Saúde


Ano I - Edição 24 - 30/09/2024 a 06/10/2024

Técnica realizada por equipamento da Rede PREMiUM permite investigar Alzheimer em pessoas com síndrome de Down

Técnica realizada por equipamento da Rede PREMiUM permite investigar Alzheimer em pessoas com síndrome de Down


Pesquisadores do Sistema FMUSP-HC estão fazendo avanços significativos no estudo da doença, utilizando técnicas de medicina nuclear

Pesquisadores do Sistema FMUSP-HC estão fazendo avanços significativos no estudo da doença de Alzheimer em pessoas com síndrome de Down, utilizando técnicas de medicina nuclear. Sob a liderança da pesquisadora Daniele de Paula Faria, do Laboratório de Medicina Nuclear do HCFMUSP (LIM43), a equipe mapeou a presença de neuroinflamação e placas beta-amiloide, um marcador crítico da demência.

Pessoas com síndrome de Down apresentam um envelhecimento acelerado, com o diagnóstico de Alzheimer frequentemente ocorrendo após os 40 anos. O gene responsável pela produção de beta-amiloide está localizado no cromossomo 21, que é triplicado nessa condição, resultando em uma maior produção dessa proteína.

Esse é o primeiro estudo no mundo a investigar a neuroinflamação nessa população específica por meio da tomografia por emissão de pósitrons (PET), utilizando radiofármacos que permitem visualizar os processos cerebrais em tempo real. A pesquisa foi realizada em parceria com o Instituto Jô Clemente, permitindo a avaliação de indivíduos com síndrome de Down em diferentes idades.

Além disso, a equipe acompanhou a progressão da neuroinflamação e das placas em camundongos geneticamente modificados, o que oferece insights valiosos sobre o envelhecimento.

Os resultados foram apresentados durante o Simpósio de Imagem Molecular, realizado nos dias 11 e 12 de setembro no Instituto de Radiologia do HCFMUSP (InRad), em comemoração aos 10 anos das primeiras imagens amiloide no Brasil, um marco na neuroimagem.

O equipamento PET e serviços de imagens em pequenos animais é oferecido pelo Laboratório de Radiofarmácia e Imagem Pré-clínica do LIM 43, um núcleo multiusuário que faz parte da Rede de Equipamentos Multiusuários (PREMiUM) do Sistema FMUSP-HC. Está disponível para toda a comunidade científica, nacional e internacional, no endereço: https://x.gd/6l15sY .  


Publicado em 27/09/2024

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer