Evento virtual destacou benefícios da parceria com a Universidade de Lisboa
Mais de 240 antigos alunos da Faculdade de Medicina da USP participaram, no dia 7 de abril, de um encontro on-line para conhecer os processos e documentos exigidos para a co-revalidação do diploma médico em Portugal. A atividade foi promovida em razão do acordo firmado entre a FMUSP e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FM-ULisboa), que prevê a revalidação automática dos diplomas entre as duas instituições.
Destinado a egressos que concluíram a graduação a partir de 2009, o evento destacou a equivalência de conteúdos curriculares e os documentos exigidos pela Direção-Geral do Ensino Superior de Portugal. “A parceria internacional entre a FMUSP e a Universidade de Lisboa representa um importante avanço para os antigos alunos, ao oferecer um processo mais direto, com menos etapas burocráticas e custos reduzidos em comparação a outras revalidações internacionais”, explica o Dr. Matheus Belloni Torsani, gerente acadêmico da Faculdade.
Durante o encontro, a diretora da FMUSP, Profa. Dra. Eloísa Bonfá, agradeceu ao Prof. Dr. Aluísio Segurado e à Procuradoria Geral da USP pelo empenho na viabilização do acordo. “Este é o primeiro processo de co-revalidação de diplomas firmado pela Universidade de São Paulo”, ressaltou, dirigindo-se ao Pró-Reitor de Graduação da USP, também presente no evento.
O evento também contou com a participação do Diretor da FM-ULisboa, o Prof. Dr. João Eurico Fonseca, da presidente da Comissão de Graduação da FMUSP, a Profa. Dra. Iolanda Tibério, além da Dra. Fernanda Estevan, antiga aluna, que reside em Portugal.
Os antigos alunos presentes também receberam informações sobre as exigências acadêmicas da universidade portuguesa, como a necessidade de apresentar dissertação, tese ou artigo científico publicado ou aceito, sempre acompanhado de declaração emitida pela FMUSP.
Para mais informações, os egressos podem entrar em contato pelo e-mail: atacfm@usp.br.
Assessoria de Imprensa e Comunicação FMUSP
Publicado em 11/04/2025