Evento reuniu 90 pessoas, entre alunos de graduação, especialistas e pesquisadores
No dia 10 de junho, a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) sediou o 1º Simpósio de Espectrometria de Massas em Medicina, no Anfiteatro da Técnica Cirúrgica. O encontro abordou temas inovadores na prática médica, como o uso do espectrômetro de massas na sala de cirurgia para obter margens livres na remoção de tumores e a distribuição espacial de biomoléculas em amostras de tecido por meio do imageamento por espectrometria de massas.
O evento, aprovado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária, proporcionou um ambiente de troca de conhecimentos e fortalecimento de redes de pesquisa, além de evidenciar a importância da espectrometria de massas no avanço da medicina moderna.
Organizado pela Profa. Dra. Edna Regina Nakandakare, do departamento de Clínica Médica da Disciplina de Endocrinologia e responsável administrativa pelo Laboratório de Lípides (LIM 10), pela Dra. Valéria Sutti Nunes, pesquisadora científica da mesma unidade, e pelo MSc. Elvis Medeiros de Aquino, da Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo (SPTC), o Simpósio contou com o apoio da DIREX-LIMs e reuniu cerca de 90 participantes. Entre os presentes, estavam alunos de graduação, especialistas de aplicação e pesquisadores, todos interessados nas novas fronteiras que a espectrometria de massas pode abrir na área médica. Confira a programação completa em: https://x.gd/mqmoG.
Publicado em 14/06/2024