Filtros de busca:

Destaques


Ano II - Edição 81 - 03/11/2025 a 09/11/2025

Cerimônia marca designação do InRad e Icesp como Centros Âncora da AIEA

Cerimônia marca designação do InRad e Icesp como Centros Âncora da AIEA


Evento representa um reconhecimento internacional da excelência científica, assistencial e formadora do HCFMUSP

A cerimônia de designação do Instituto de Radiologia do HCFMUSP (InRad) e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) como Centros Âncora, polos regionais de conhecimento especializado e treinamento, da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), organização vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU) aconteceu na última quarta-feira (29/10), no Auditório do Icesp. 

A titulação do HCFMUSP representa um reconhecimento internacional da excelência científica, assistencial e formadora da maior instituição hospitalar da América Latina. É também uma oportunidade para a ampliação da capacidade nacional em medicina nuclear, radioterapia e oncologia, áreas estratégicas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A mesa foi composta pela Coordenadora de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Drª. Maria Cristina Balestrin, que representou o  Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. Eleuses Paiva; pelo Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Prof. Dr. Francisco Rondinelli; pela Deputada Estadual, Drª. Bruna Furlan Dias Vicente; pelo Chefe de Gabinete da Faculdade de Medicina da USP, Prof. Dr. Roger Chammas, que representou a Profª. Drª. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP. 

Também participaram da mesa: o Diretor Clínico do Hospital das Clínicas da FMUSP, Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama; o Superintendente do HCFMUSP, Dr. Antônio José Rodrigues Pereira; o Diretor-Presidente da Fundação Faculdade de Medicina, Dr.  Arnaldo Hossepian Júnior; o Presidente do Conselho Diretor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Prof. Dr. William Nahas e o Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia (InRad) e Presidente da Comissão de Planejamento e Controle do HCFMUSP, Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri; além do Professor Titular da Disciplina de Oncologia do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP, Prof. Dr. Paulo Hoff. Presentes à mesa solene: a Diretora Executiva do Icesp, Drª. Joyce Chacon Fernandes; o Diretor Executivo do Instituto de Radiologia (InRad) e Inova-HC, Engº. Marco Antonio Bego; a Professora Livre-Docente da FMUSP, Profª. Drª. Heloisa de Andrade Carvalho; além do Prof. Dr. Carlos Malamut, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Srª. Joana Alves Brito de Azambuja, Coordenadora Geral de Assuntos Internacionais da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).  

Também estiveram presentes na solenidade a Chefe de Gabinete do Hospital das Clínicas da FMUSP, Drª. Sílvia Kobayashi; a Coordenadora-Geral de Aplicações das Radiações Ionizantes, Gabriela Borsatto; o Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. Eudes Quintino de Oliveira Junior; professores titulares, diretores executivos, além de outras autoridades e profissionais de saúde do HCFMUSP. 

O evento registrou a adesão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) ao programa internacional Rays of Hope - Cancer Care for All, da AIEA com o objetivo de ampliar o acesso ao tratamento do câncer em países de baixa e média renda, especialmente por meio da radioterapia e de serviços de diagnóstico por imagem. "Sermos um Centro Âncora reforça a relevância do trabalho de todos no cuidado com a saúde, integrando assistência, ensino e pesquisa. Este reconhecimento reflete nosso compromisso e impulsiona o avanço do conhecimento, além de ampliar a colaboração entre nossos profissionais e especialistas de todo o país”, declara o presidente do Conselho Diretor do Icesp, Prof. Dr. William Nahas.

A Profª. Drª. Heloisa Carvalho, coordenadora do serviço de Radioterapia do InRad e responsável pela submissão dos documentos ao programa, agradeceu a todos os envolvidos por essa conquista e reforçou o papel da cooperação institucional. “Juntos podemos ir longe. É essencial a união entre instituições para ampliar o acesso à saúde e à tecnologia nuclear no País", pontua.

O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Francisco Rondinelli Júnior, afirmou que a iniciativa representa um avanço estratégico na área da saúde para o Brasil. “Esse é um momento muito importante, é a razão de existir da instituição: facilitar e promover o acesso às aplicações nucleares no Brasil”.

O presidente dos Conselhos do InRad e do InovaHC, Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, destacou que a conquista também fortalece a capacidade nacional em medicina nuclear, radioterapia e oncologia. “Não adianta termos infraestrutura se não houver profissionais qualificados para atender os pacientes. Por isso, é fundamental que a FMUSP, o HCFMUSP e toda a comunidade defendam a formação de recursos humanos na área da saúde”, ressalta.

Assessoria de Comunicação e Imprensa do InRad


Publicado em 31/10/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer