Evento, promovido pelo Instituto de Gestão e Saúde, promoveu ciclo de palestras a fim de fomentar a cultura da qualidade, segurança e inovação em saúde
O Instituto de Gestão e Saúde (IGS) realizou o I Congresso de Qualidade do HCFMUSP no Centro de Convenções Rebouças (CCR). O evento aconteceu nos dias 30 de setembro (30/9) e 01 de outubro (01/10) e reuniu gestores, docentes, pesquisadores e convidados externos a fim de fortalecer a cultura da qualidade, segurança e inovação em saúde.
A abertura do Congresso contou com a participação da Diretora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; do Diretor Clínico do HCFMUSP, Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama; do Superintendente do HCFMUSP, Dr. Antonio José Rodrigues Pereira; da Chefe de Gabinete do Hospital das Clínicas da FMUSP, Drª. Sílvia Kobayashi e da Coordenadora do Núcleo de Qualidade Corporativo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), Amanda Coelho Fernandes.
O Congresso foi estruturado em três eixos temáticos: Qualidade e Segurança do Paciente, Tecnologia e ESG sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). As palestras aconteceram de forma simultânea com momentos de integração em plenária.
Palestras
A programação do primeiro dia de Congresso contemplou temas como a magia da excelência; a importância dos padrões e contingências; tendências de tecnologia, desafios e soluções para o setor; interoperabilidade dos sistemas e dados nas saúde; tecnologias emergentes de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS); IA e Machine Learning aplicados à clínica médica; qualidade como cultura e certificação; ciência da melhoria; estratégias para a segurança do paciente; gestão de riscos em pediatria; governança clínica e corporativa; gestão da mudança; segurança psicológica; diversidade e equidade no ambiente hospitalar.
As palestras do segundo dia de evento incluiu temáticas como o cuidado centrado na pessoa como estratégia de valor em saúde; acreditação da humanização; expansão, regulação e futuro; transformação digital na saúde; inovação na saúde; qualidade centrada no paciente; cuidado assistencial de excelência; conflitos nas organizações; segurança na comunicação; lean na saúde; tecnologias assistivas para pacientes com deficiências e tecnologias como aliada na qualidade da assistência.
Submissão de trabalhos
Os participantes do QualiJuntos também puderam submeter artigos relacionados aos eixos temáticos do evento à uma Comissão Científica. Ao todo, foram aprovados 236 trabalhos. Nove deles foram premiados e outros dois receberam menção honrosa na cerimônia de encerramento do evento.
A realização da primeira edição do Quali Juntos contou com o apoio das empresas: Hosplog, Techimport, Tosi, Solventum e Purah Medical.
Publicado em 03/10/2025