Projeto de saúde digital para estudantes da rede pública foi reconhecido na categoria “Prevenção e Promoção à Saúde”
O Programa Santos Jovem Doutor, desenvolvido na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) sob coordenação do Prof. Dr. Chao Lung Wen e Maíra Lie Chao, recebeu o Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas de Inovação Médica 2025, na categoria “Prevenção e Promoção à Saúde”, em cerimônia realizada em 5 de setembro. A premiação reconhece projetos, instituições e profissionais que promovem mudanças significativas nas áreas científica, clínica e assistencial. Os critérios consideram o potencial inovador, a relevância social e a capacidade das propostas de transformar a vida e a saúde dos brasileiros.
Idealizado em 2007, no contexto do Programa Nacional Telessaúde, o Jovem Doutor surgiu com o propósito de integrar educação, saúde e meio ambiente como estratégias para promover o desenvolvimento social e reduzir desigualdades. Em 2015, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Saúde de Santos, foi implantado o primeiro modelo estruturado do país. Desde então, se transformou em programa, com lei municipal próprio. Está presente em 16 escolas da rede pública municipal, já beneficiou mais de 3.500 estudantes do 7º ao 9º ano, e indiretamente, mais de 30.000 pessoas.
A proposta busca formar multiplicadores de conhecimento capazes de atuar em suas comunidades com foco em corpo humano, saúde mental, vacinação, meio ambiente e prevenção de doenças, por meio de educação criativa e vivencial. Os conteúdos são trabalhados com recursos educacionais avançados, como realidade aumentada, computação gráfica 3D, impressão 3D, inteligência artificial, kits de robótica e plataformas educacional em nuvem. A base pedagógica segue os princípios da Educação Digital Metacognitiva, metodologia desenvolvida pela equipe da FMUSP.
Em agosto de 2025, com a inauguração da Estação de Telessaúde no Parque Tecnológico de Santos, o programa consolidou-se como um hub de inovação social, integrando saúde digital, educação e impacto social. O novo espaço fortalece o empreendedorismo em saúde e amplia o escopo da iniciativa, que passou a incluir frentes como o Espaço de Ciência em Saúde, ações intergeracionais e o projeto Telessaúde de Bem-Estar 60+, voltado a diferentes perfis populacionais.
“Esta premiação, somada às demais iniciativas da Instituição, consolida a FMUSP e o HC como pioneiros na aplicação da Saúde Digital como recurso de transformação social. O Jovem Doutor representa a própria essência da Saúde do Futuro, com uma abordagem humanizada, voltada à qualidade de vida e à formação de cidadãos conscientes sobre seu autocuidado”, destaca o Prof. Dr. Chao Lung Wen, coordenador do programa e chefe da Disciplina de Telemedicina da FMUSP.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP
Publicado em 10/09/2025