Filtros de busca:

Destaques


Ano II - Edição 76 - 29/09/2025 a 05/10/2025

FMUSP realiza primeira edição presencial do Teste de Progresso

FMUSP realiza primeira edição presencial do Teste de Progresso


Avaliação reforça o compromisso da instituição com a qualidade da formação médica e o desempenho dos estudantes

No dia 23 de setembro, a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) aplicou, pela primeira vez, de forma presencial, o Teste de Progresso (TP), uma avaliação externa, formativa e colaborativa que envolve mais outras nove grandes faculdades de medicina. O intuito é acompanhar o desenvolvimento dos estudantes ao longo dos seis anos de graduação. A atividade reuniu 1.032 dos 1.058 alunos, mobilizou diversos departamentos da instituição e contou com o apoio de docentes e equipes administrativas para sua realização simultânea em mais de 20 salas tanto na Faculdade quanto nos institutos. 

 A iniciativa, coordenada pela Comissão de Graduação, reafirma o compromisso da FMUSP com uma formação sólida e alinhada às demandas da prática médica. O objetivo é oferecer experiências cada vez mais qualificadas, que contribuam para o melhor desempenho dos alunos em avaliações futuras, como a prova de residência médica.

Como o Teste de Progresso fornece feedback estruturado de cada uma das questões, possibilita que cada estudante além de acompanhar sua evolução ao longo do curso identifique lacunas de conhecimento e dificuldades, possibilitando assim que eles desenvolvam estratégias de estudo mais focadas e eficazes. “Para quem faz a gestão acadêmica da Graduação, os resultados obtidos permitem a análise das grandes áreas temáticas, fornecendo dados que apoiam a revisão curricular sempre que necessário”, explica a Profa. Dra. Iolanda Tibério.

O TP é elaborado de forma colaborativa por um consórcio que reúne escolas médicas de referência, como a USP (campi São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru), a Unicamp, a Unifesp, Unesp, Ufscar, UEL, Famerp e Famema. A mesma prova é aplicada a todos os anos da graduação, possibilitando o acompanhamento longitudinal da formação nas áreas básicas e clínicas da Medicina.  

 Até o ano passado, a prova era realizada em formato online. A edição presencial de 2025 representa um avanço na estratégia de formação acadêmica e segue o modelo adotado nos nossos simulados da residência médica, que passaram a ocorrer presencialmente desde o início do ano. O objetivo é oferecer uma experiência mais próxima da realidade dos concursos públicos, promovendo e incentivando a responsabilidade acadêmica e qualificando os dados obtidos com a avaliação institucional e discente.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP


Publicado em 25/09/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer