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Ano II - Edição 56 - 12/05/2025 a 18/05/2025

ICHC intensifica ações de capacitação e desenvolvimento com foco em integração, liderança e segurança assistencial

ICHC intensifica ações de capacitação e desenvolvimento com foco em integração, liderança e segurança assistencial


Quase 3.000 horas de treinamento neste ano evidenciam o compromisso com qualificação contínua e valorização dos colaboradores.

O Instituto Central do HCFMUSP está promovendo, ao longo deste ano de 2025, uma série de iniciativas voltadas à capacitação de colaboradores e fortalecimento da cultura institucional.

Com 2.953 horas de treinamento realizadas até abril último, os projetos priorizam desde a integração de novos profissionais até a qualificação de lideranças e ações práticas de segurança do paciente.

Integração

A chegada de novos colaboradores é marcada por ações de acolhimento e apresentação institucional. Até abril, 439 profissionais foram integrados, somando 1.679 horas de treinamento.

Desses, 248 participaram do chamado “Onboarding” Corporativo” – palavra em língua inglês que significa integração e adaptação de novos colaboradores nas empresas. Esse “onboarding” apresenta a cultura, rotina e dinâmicas da Instituição. 

Esse trabalho se faz em parceria com o Centro de Gestão de Pessoas (CGP), em encontros de seis horas. Outros 191 colaboradores e terceiros passaram por integrações em formato de uma hora de duração.

Lideranças

Para formação de lideranças, o ICHC aplica a filosofia do “lifelong learning”: essa expressão em língua inglesa significa aprendizado ao longo da vida. Esse conceito diz que os estudos devem ser permanentes e não apenas em curto período.

Com base nessa filosofia, o projeto – em parceria com a consultoria Diretivas – desenvolve lideranças em níveis estratégico, tático e operacional. No ano passado, 50 líderes participaram da primeira turma do programa de Fortalecimento.

Neste ano de 2025, o foco está na nova turma de Desenvolvimento de Lideranças, que prevê 25 encontros ao longo do ano. Até o momento, foram realizados quatro encontros com 82 gestores, totalizando 492 horas de capacitação.

Despertar

Outro destaque do ano é o projeto O Despertar, também em parceria com a Consultoria Diretivas, que busca promover a integração institucional por meio de workshops voltados a aproximadamente 1.900 colaboradores.

Com 64 turmas previstas e dois encontros por grupo, a iniciativa contempla profissionais de áreas assistenciais, operacionais, administrativas, de apoio e multidisciplinares. Até abril, 215 colaboradores participaram das atividades, totalizando 645 horas de treinamento.

Fortalecimento

A proposta valoriza o fortalecimento das relações humanas e a criação de um ambiente de trabalho mais colaborativo. Capacitação em prevenção de quedas está alinhado à política de segurança do paciente. O treinamento sobre o Protocolo de Prevenção de Quedas mobilizou 275 profissionais de enfermagem.

Realizada em parceria (Enfermagem, Centro de Gestão de Pessoas e Núcleo de Qualidade), a ação utilizou dinâmicas interativas como o “quiz” (teste informal para a avaliar aquisição de conhecimentos ou capacidades em ambientes de aprendizagem). O “quiz” chamado "Fato ou Fake" teve como foco situações práticas.

Ao final, os participantes assinaram um painel simbólico de compromisso, que será exposto nas unidades assistenciais. A iniciativa contabilizou 137 horas de capacitação em 29 turmas, com encerramento em abril.


Publicado em 08/05/2025

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