Encontro faz parte de programa estratégico do Governo Estadual e fortalece compromisso com a ética e a transparência
A Unidade de Governança e Integridade (UGI) do HCFMUSP participou, nos dias 2 e 3 deste mês de abril, da 1ª Conferência Internacional de Integridade Pública, promovida pela Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE-SP).
O evento integra o Radar Anticorrupção, programa estratégico do Governo do Estado que prevê mais de 90 ações até 2026 para fortalecer a cultura da integridade no setor público.
A representação da UGI do HCFMUSP foi formada por Priscila Pimentel Freitas (NEO); Marcella Guilhamat (NUDI); Ademir Henri de Souza (NETI); Daniel Garbin (NEF); Marcia do Carmo Villa (NILO); Ismarie Cristina Firmino dos Reis (NGP) e Vera Lucia Schwarz (NGP). São profissionais que atuam diretamente na construção de uma gestão pública ética, transparente e responsável.
A conferência reuniu especialistas do Brasil e do exterior, entre os quais representantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); Agência Francesa Anticorrupção (AFA); a Universidade de Salamanca (Espanha); Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha), além de nomes nacionais de destaque como Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ministério Público; Pacto Global da ONU e Senado Federal.
Temas
As discussões versaram sobre temas como: “O papel do líder íntegro”; “Whistleblower e desafios globais”; “Conflito de interesses e regulamentação do lobby”; “Programas de integridade e autorregulação”; “Incentivos à denúncia e investigação administrativa” e “Políticas anticorrupção na América Latina”.
Entre os destaques dos painéis, estiveram presentes: Ministro André Mendonça (Supremo Tribunal Federal); Wagner Rosário (Controlador Geral do Estado); Charles Duchaine (ex-diretor da AFA); Prof. Nicolás Rodríguez (Universidade de Salamanca); Frédéric Bohem (OCDE); Chantal Castro (ONU/Pacto Global Brasil) e Fábio Bechara (Ministério Público do Estado de São Paulo).
Pilar da transformação pública
A participação do HCFMUSP neste evento internacional reforça seu protagonismo na construção de uma cultura organizacional baseada em valores como ética, transparência, governança e responsabilidade.
Mais do que um marco institucional, estar presente neste espaço de troca global é uma oportunidade de reafirmar o compromisso com práticas íntegras e transformadoras, que elevam a confiança da sociedade nas instituições públicas e fortalecem o papel do Hospital das Clínicas como referência em gestão e inovação na saúde pública.
Publicado em 10/04/2025