Primeira iniciativa nesse tema mapeou ações multidisciplinares para melhorar posicionamento do Hospital das Clínicas no mercado de operadoras de saúde
Idealizado pela Superintendência do Hospital das Clínicas da FMUSP, o workshop “Saúde Suplementar em Foco: Desafios e Oportunidades”, realizado nesta quarta-feira (02/04), se debruçou sobre questões apontadas por lideranças multidisciplinares dos Institutos e das fundações de apoio do Complexo, FFM e Zerbini. O superintendente do HCFMUSP, Eng. Antonio José Pereira, parabenizou as ideias debatidas e o engajamento de todos os presentes na solução dos desafios apresentados.
O workshop contou com palestra de abertura do Diretor-Executivo da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde), Marcos Novais. “Temos um modelo de saúde suplementar que é um dos maiores do mundo: 52 milhões de beneficiários. Perdemos apenas para Estados Unidos e China”, disse.
Após a exposição do convidado, Enio Salu, Gerente de Negócios e Relacionamento com o Mercado da FFM, e Alexandre Polycarpo, Diretor Comercial da Saúde Suplementar do InCor, apresentaram desafios e tendências deste mercado diante da complexidade e das particularidades do HCFMUSP. Na sequência, o Dr. Luciano Patah, diretor do Núcleo de Assistência à Saúde Suplementar (NASS) do HCFMUSP, destacou as oportunidades nos números do Complexo. “Espero que esse workshop seja o começo de uma transformação”, comentou Patah.
Na parte prática, os participantes construíram, em grupos, análises e dezenas de ações em cinco temas mapeados a partir de formulário respondido previamente: comunicação eficiente (com operadoras e pacientes), adesão dos médicos, linhas de cuidado, ativação da demanda interna e saúde financeira da saúde suplementar. “Cada um aqui está construindo o HC do futuro”, afirmou o Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama, Diretor Clínico do HCFMUSP.
Dentre as ações levantadas, destaque para aproximação das áreas comerciais das fundações de apoio, compartilhando políticas e regimentos para o melhor posicionamento do HC no mercado de saúde suplementar. Nesse sentido, o encontro já selou duas novidades: o novo “Regulamento de Contratualização e Renovação de Operadoras de Planos de Saúde para Saúde Suplementar e de Atendimento Médico a Pacientes Particulares”, recém-validado pelo Conselho Deliberativo do HCFMUSP; e anúncio de que o Núcleo de Assistência à Saúde Suplementar (NASS) também terá Reuniões de Análise Crítica (RACs) com os Institutos do Complexo.
Publicado em 14/04/2025